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Nov 29, 2023

O segredo do Employer Branding

Employer Branding

Perante uma indústria cada vez mais competitiva, é relevante conhecer as estratégias de employer branding que contribuem para o sucesso de qualquer negócio. Contudo, muitas empresas reconhecem a dificuldade em encontrar as estratégias que melhor se adequam ao seu perfil.

Alinhar a estratégia com as necessidades organizacionais

Uma estratégia eficaz irá determinar as necessidades do seu negócio a curto e longo prazo. Para isso, é necessário responder a certas questões:

  • Quais são os objetivos que o seu negócio irá procurar nos próximos 12 a 36 meses?
  • Que novos produtos e serviços estão em agenda?
  • Que lacunas de talento podem impedir de cumprir as obrigações para com clientes?

Estabelecer objetivos de ação

Uma estratégia de employer branding deve ajudar um negócio a atingir os seus objetivos ou ultrapassar dificuldades, e deverá estabelecer objetivos de ação para garantir que tal aconteça.

Sendo que cada negócio deverá estabelecer os seus objetivos de recrutamento, os objetivos bem elaborados terão sempre algumas características comuns, por exemplo:

  • Identificar um objetivo específico que a empresa deverá atingir;
  • Estabelecer métricas e ajustá-las ao longo do tempo;
  • Estabelecer recursos, um calendário de conteúdo e prazos.

Estabelecer um plano de medição

Um plano de medição irá garantir que tem todos os dados necessários para tomar uma decisão informada, e respondendo às seguintes questões irá ajudá-lo a descobrir que plano de medição deverá adotar:

  • Que tipo de dados irá extrair?
  • Como irá extrair esses mesmos dados?
  • Com que frequência irá medi-los?
  • Como irá analisar esses dados para conhecer novas perspetivas e oportunidades?
  • Como irá relatar as suas conclusões aos seus stakeholers?

Criar personas de candidatos-alvo

Uma persona de candidato é uma representação do seu candidato ideal, desenvolvida para ajudar as empresas a compreender melhor os candidatos que estão a procurar. Este processo disponibiliza conhecimento acerca dos motivos pelos quais os candidatos procuram e aceitam, ou recusam, uma nova posição.

As personas de candidatos requerem um feedback em primeira mão dos potenciais trabalhadores, pelo que terá de realizar algumas entrevistas para obter as informações de que necessita. As contratações recentes também podem fornecer informações valiosas, por isso, certifique-se de que as inclui no seu programa de entrevistas. É importante recolher o máximo de informação possível, sendo que poderá ser útil dividir o modelo de entrevista em segmentos:

  • Os princípios básicos: título do cargo, salário e critérios de qualificação;
  • A base: educação, histórico de trabalho, competências específicas;
  • A pessoa: objetivos e interesses pessoais, motivações.

Estes são apenas alguns exemplos de estratégias de employer branding que poderá aplicar no seu negócio, pelo que deverá fazê-lo conscientemente e escolher aquelas que melhor se adequam ao seu perfil e objetivos.

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