O planeamento estratégico contextualiza e define o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões com o objetivo. Um planeamento estratégico bem-definido irá articular todos os objetivos e ajudar a perceber a viabilidade de um negócio. Este planeamento acaba por ser um esforço que leva à tomada de decisões e ações que moldam e orientam um negócio. Um planeamento estratégico bem-definido irá articular todos os objetivos quer a curto, quer a médio e mesmo a longo prazo. A par disso, irá também ajudar a perceber se um negócio será ou não bem-sucedido.
O planeamento é um decurso de etapas relacionadas entre si, que possui várias características com vista a alcançar um conjunto hierarquizado de finalidades que se acredita, serão positivas para a organização. Desde logo é um processo contínuo e permanente no tempo que visa abordar o futuro com o mínimo possível de riscos. A primeira grande finalidade é refletir sobre os objetivos gerais (longo prazo – as políticas a desenvolver no âmbito da entidade) e estratégicos (médio prazo – as melhores alternativas de difusão das políticas referidas).
Este planeamento fornece inputs para o pensamento estratégico, que orienta, de facto a formação da estratégia. O resultado é a estratégia da organização, que inclui um diagnóstico do ambiente e da situação competitiva, uma política orientadora sobre o que a organização pretende realizar, e as principais iniciativas ou planos de ação para alcançar a política orientadora.
Atuando como garantia de um grau de notoriedade acrescido e de construção de mensagens que exponham de modo claro a visão, valores e posicionamento, a SayU dá voz à organização com marketing de comunicação para manutenção e aumento da sua reputação.
Em parceria com uma organização, a SayU cria e dissemina informação, executa uma estratégia corporativa e desenvolve mensagens para uma variedade de propósitos de caráter interno e externo.