u’ve got mail

Out 17, 2022

Prémio Únicos apoia startups em fase de arranque

Google, Shilling e The Next Big Idea procuram a próxima startup a destacar-se no ecossistema de inovação português e têm mais de 150 mil euros em prémios para atribuir. Candidaturas até 30 de novembro.

Lisboa, 14 de outubro de 2022 – O prémio “Únicos” é uma iniciativa promovida pela Google e pela Shilling, em parceria com o The Next Big Idea, com o objetivo de distinguir uma startup que possa vir a integrar a geração de empresas portuguesas que são líderes ou candidatas a líderes nos mercados globais onde atuam.

As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de novembro e os finalistas serão anunciados no início de dezembro, sendo o vencedor apurado num evento de pitch.

O Prémio Únicos irá apoiar as startups em três dimensões fundamentais:
Financiamento: prémio de 50 mil euros em investimento atribuído pela Shilling
Tecnologia: 100 mil euros em serviços da Google
Comunicação: episódio realizado pelo The Next Big Idea

O Prémio Únicos destina-se a startups que cumpram os seguintes requisitos:
Etapa: Angel, Pre-Seed, Seed (impulsionar o arranque é o principal objetivo deste prémio)
Geografia: Portugal (empresa tem de ter um projeto relevante para o mercado nacional)
Setor: Agnóstico (procuram-se game-changers na tecnologia, venham de onde vierem)

As candidaturas devem ser feitas em: https://thenextbigidea.pt/premio-unicos/.

O que torna uma startup única?

Este é o tema da nova temporada do programa The Next Big Idea, transmitida na SIC Notícias e na SIC Internacional, com o apoio da Google e da Shilling.

Depois de dez anos de ideias e de mais de 600 episódios produzidos para televisão, o ecossistema de startups em Portugal está bastante diferente daquele que o The Next Big Idea encontrou quando estreou, em 2012.

Até ao lançamento desta nova temporada, sete empresas que começaram como startups atingiram uma valorização de mais de 1.000 milhões de dólares que as levou a receber a designação de “unicórnios”.

Numa altura em que Portugal fecha um primeiro ciclo, a primeira década do ecossistema empreendedor, no qual muitas ideias cresceram e outras tantas ficaram pelo caminho, é altura de aprender com os portugueses que conseguiram fazer das suas empresas uma referência global.

É esse o objetivo da edição especial “Únicos” do The Next Big Idea, com o apoio da Google e da Shilling.

Todas as semanas, até ao final do ano, vai-se contar a história dos unicórnios fundados por portugueses e das startups de elevado potencial que ajudaram a construir o ecossistema de inovação que hoje conhecemos.

Diogo Mónica, Ricardo Marvão, Rui Bento, André Albuquerque, Cristina Fonseca, Miguel Santo Amaro, Humberto Ayres Pereira, Marcelo Lebre, Vasco Pedro e Daniela Braga partilham como, em menos de dez anos, tornaram empresas portuguesas líderes ou potenciais líderes nos mercados mundiais.

“São histórias de uma nova geração de empreendedores e gestores que não está apenas a criar produtos, mas também a reinventar o papel das empresas. Acreditamos que o futuro da sociedade e da economia vai passar por aqui e que o papel do jornalismo é também democratizar o acesso à informação sobre o que faz de uma empresa uma boa empresa É esse o propósito deste projeto desenvolvido em parceria com a Google e a Shilling e tendo na SIC Notícias o nosso parceiro de sempre em televisão”, refere Rute Sousa Vasco, publisher da MadreMedia e co-autora do The Next Big Idea.

Esta temporada conta com o reforço da oferta de conteúdos nas plataformas digitais do The Next Big Idea, dando resposta a uma procura crescente de informação sobre a estratégia das empresas e projetos que se destacam na economia da inovação e do talento.

A par com os episódios transmitidos na SIC Notícias e na SIC Internacional, estreia em dezembro uma série de Masterclasses no canal de YouTube do The Next Big Idea e nas plataformas da Google e da Shilling.
● Como ter ideias para uma startup, e como saber se é uma boa ideia?
● Como levar um produto do zero até estar pronto a ser lançado?
● O que é mais importante: o produto ou o mercado?
● Product Market Fit: o que é e como o encontrar?
● Porque precisa de um cofundador? Não é melhor fazer tudo sozinho?
● Como construir uma equipa de sonho?

São algumas das perguntas a responder com a visão e a experiência dos empreendedores portugueses que se destacam em Portugal e no mercado global num conjunto de sessões conduzidas por Rute Sousa Vasco, jornalista e co-autora do The Next Big Idea.

The Next Big Idea – Edição Especial “Únicos” é exibida aos sábados às 08h40 e domingos às 16h40 na SIC Notícias, sendo também transmitida nos 15 países onde está presente a SIC Internacional.

Sobre The Next Big Idea
O The Next Big Idea é um palco aberto à inovação – nas ideias, independentemente da sua origem e âmbito, e nas empresas, enquanto espaço crítico de crescimento e progresso. O que teve origem como um projeto de conteúdos – em parceria com a SIC Notícias e lado-a-lado com os atores que nas universidades, incubadoras, startups e entidades participam ativamente no desenvolvimento de novas ideias – cresceu e é hoje um espaço alargado de inovação, de partilha de conhecimento e de divulgação das melhores práticas. Hoje, a missão do projeto é não só divulgar inovação e com isso permitir que novas ideias, práticas e atores tenham maior alcance, como também prestar um serviço de suporte a quem inova.
Informações adicionais em https://thenextbigidea.pt/.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting