PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS E EDITORIAIS

O trabalho do jornalista, ou do comunicador, e de quem se dedica à produção editorial, também parte integrante do marketing de comunicação, não se limita à pesquisa e escrita de textos. Muitas vezes, o trabalho editorial exige tarefas quotidianas que vão muito além das competências tradicionais do profissional da escrita e que fazem parte da Produção de Conteúdos Jornalísticos e Editoriais.

O cálculo do orçamento de um projeto ou de uma ação, a apresentação de uma proposta ou grelha editorial ou o planeamento de um projeto que envolva vários colaboradores ou diferentes interlocutores são tarefas que, fugindo às tradicionais competências editoriais, são muitas vezes impostas a quem se dedica à escrita.

Da Produção de Conteúdos Jornalísticos e Editoriais fazem parte ferramentas do cálculo aplicável a diversos cenários e finalidades, seja para trabalhar com dados para matérias jornalísticas e editoriais, ou automatizar cálculos orçamentais, planear projetos ou calendarizar ações; ferramentas de apresentação com o objetivo de “vender” uma ideia ou um projeto e outras que facilitam a gestão de projetos, em tarefas como a coordenação de colaboradores, controlo do planeamento até às ferramentas dedicadas à produção editorial colaborativa, que permitem a  produção de conteúdos partilhada por várias pessoas, a revisão e anotação dos textos produzidos e o controlo de versões.

Estas ferramentas de Produção de Conteúdos Jornalísticos e Editoriais têm como objetivo facilitar a vida dos profissionais da escrita, da comunicação e também do marketing, sempre que têm de realizar este tipo de tarefas, tarefas essas que passam pela produção de conteúdos informativos, seja no âmbito dos media ou das organizações, gerando a correlação com a obtenção de informações, a redação de materiais informativos e a criação de produtos editoriais.

As diferentes tipologias de media e as suas respetivas plataformas são ferramentas de comunicação por excelência numa estratégia multidisciplinar e assente em abordagens complementares. A elaboração e divulgação de conteúdos jornalísticos e as abordagens seletivas a meios de comunicação social permitem a divulgação massiva de informação para um público alargado ou o contacto com um target sectorial através de publicações de caráter especializado.

 

 

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