Public Affairs vs. Relações Públicas

Public Affairs

Apesar de muitas pessoas confundirem ou até acharem que Public Affairs e Relações Públicas são o mesmo, são dois conceitos distintos, com objetivos distintos e diferenças claras.

A distinção entre estes dois conceitos pode ser decisiva para a eficiência de uma organização. Ambos são importantes na relação com os stakeholders e na implementação de estratégias da organização, mas os seus objetivos e formas de atuação são bastante distintos.

Os Public Affairs são mais adequados na relação direta com o público, por exemplo na legislação ou administração pública. As suas mensagens tendem a ser menos comerciais. Já as Relações Públicas são mais adequadas na relação entre a empresa e o público, podendo até ser consideradas como uma extensão do departamento de marketing.

Ambos têm como objetivo a criação de relações duradouras e de confiança entre a organização e os seus stakeholders. Antes de fazer uma escolha entre Public Affairs e Public Relations é importante refletir acerca da organização, do seu público, o que se pretende transmitir e de que forma.