A Comunicação Empresarial ou Comunicação Corporativa é uma atividade estratégica para as empresas e respetiva gestão. Dela fazem parte a supervisão da assessora de imprensa, o planeamento, implementação e condução das ações de comunicação interna — o que envolve o público interno – e qualquer relacionamento com o público externo.
Entre estas ações destacam-se as Publicações Empresariais e Corporativas, essenciais para a condução dos objetivos de manutenção da reputação da empresa, bem como assegurar uma estratégia coerente para envolver as partes interessadas.
As Publicações Empresariais e Corporativas englobam o cuidado com a imagem corporativa, ou seja, com a marca da empresa e os responsáveis por estas têm uma preocupação com o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, bem como com a sociedade e seus interlocutores, numa lógica de formação de opinião e membros de uma sociedade, que podem auxiliar ou não na preservação da imagem da empresa.
Num mercado extremamente competitivo é essencial que as organizações invistam nas Publicações Empresariais e Corporativas de forma a manter a reputação e visibilidade junto dos seus stakeholders. Afinal, mais do que os manter informados sobre as principais ações e conquistas da organização, estas publicações ajudam a mobilizá-los para que os objetivos estratégicos ambicionados sejam alcançados.
Nesse sentido, a escolha dos canais mais adequados para os diferentes públicos da organização é função do marketing de comunicação e por isso, quando se pensa em Publicações Empresariais e Corporativas, ou seja, canais de comunicação concebidos especialmente para que as empresas se divulguem os desafios são muitos.
As diferentes tipologias de media e as suas respetivas plataformas são ferramentas de comunicação por excelência numa estratégia multidisciplinar e assente em abordagens complementares. A elaboração e divulgação de conteúdos jornalísticos e as abordagens seletivas a meios de comunicação social permitem a divulgação massiva de informação para um público alargado ou o contacto com um target sectorial através de publicações de caráter especializado.