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Mar 2, 2022

A especificidade do B2B

Relações Públicas B2B

Relações Públicas B2B

O conceito de Relações Públicas B2B (RP B2B) tem como base o reconhecimento que a maioria das organizações, negócios e profissionais em nome individual vende produtos e serviços a outros negócios em vez de diretamente ao consumidor. O âmbito destas transações comerciais é enorme e incorpora produtos e serviços tão diversos como aviões e microchips, serviços jurídicos ou web design. Cada setor deste mercado tem o seu próprio ambiente, mas para as RP, Marketing e Comunicação o fundamental é estar alinhado com os objetivos de negócio como uma componente fundamental do processo de venda.

O foco tradicional das RP B2B tem sido a utilização de media especializados como um método direto para construção de visibilidade e reputação e gerar novas leads de negócio. No entanto, as organizações consideram que as melhores, e mais credíveis formas, de fazer chegar as suas mensagens às audiências certas já não passa pelos media tradicionais. As RP B2B utilizam toda a panóplia de técnicas de RP à medida que o mercado B2B se torna cada vez mais sofisticado. As redes sociais são cada vez mais usadas para comunicar de forma direta com os prospects, clientes e stakeholders. É por isso vital que as media relations das RP B2B englobem  tratamento editorial em todas a plataformas de publicação.

O ponto de partida para as RP B2B é um entendimento pormenorizado dos objetivos de negócio, especificidades do mercado, a aplicação dos produtos ou serviços em questão e uma avaliação da dinâmica do processo de compra e venda. Isto reflete o enfâse tradicional no apoio comercial e a necessidade de RP, Marketing e Comunicação profissional para apresentar os benefícios de produtos, serviços ou especialistas.

Os defensores das RP B2B como uma especialidade dizem que um entendimento em profundidade do mercado é um ponto de diferenciação em relação às RP B2B, em que o conhecimento dos profissionais se sobrepõe à necessidade de familiaridade com o produto ou mercado. De forma simples, as RP B2B distinguem-se por tratarem mensagens complexas para um determinado nicho de públicos, enquanto que as RP B2C têm normalmente a ver com mensagens simples para uma audiência massificada. Daí que as técnicas de RP B2B mais eficazes, como o conhecimento especializado e os case studies, são construídos à volta da demonstração de expertise e resultados, em vez da promoção de produtos e serviços.

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