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Dez 21, 2022

Relações Públicas e experiências sociais

A natureza humana é para ser curiosa. Este princípio preparou o cenário para a seguinte mistura de Relações Públicas e experiências sociais, que se revelou muito bem-sucedida para todas as partes envolvidas, incluindo o público.

A ComPTIA, associação líder no setor das TI, encomendou um projeto. O seu objetivo era estabelecer a autoridade da marca em cibersegurança, antes da introdução do seu novo programa CyberLaunch. O plano da agência B2B consistia em criar uma experiência social. Para uma campanha que chamasse a atenção do público para a cibersegurança, e que fornecesse resultados mensuráveis e valiosos para contar histórias.

Aprender uma visão valiosa

Desde o seu início, a ComPTIA emitiu quase 2 milhões de certificados para peritos. Por esta razão, a sua reputação está bem estabelecida a nível profissional. No entanto, visaram o seu novo programa, o CyberLaunch, a colaboradores com pouco ou nenhum conhecimento acerca de TI. Além disso, até este ponto, concentrou-se principalmente nas tecnologias de rede e servidor, e não na cibersegurança.

Emergiram, assim, dois objetivos principais. Em primeiro lugar, alcançar um novo público, menos especializado em tecnologia. Em segundo lugar, reivindicar credibilidade num novo domínio.

Como solução, a agência criou um programa para o Mês Nacional de Sensibilização para a Segurança Cibernética, em outubro. Uma campanha que tinha de ser convincente para a comunidade tecnológica, e que despertasse o interesse entre os decisores nas empresas. O projeto centrava-se em torno de uma experiência social testando as práticas de segurança no local de trabalho. Tudo começou com a distribuição de 200 cabos USB em espaços públicos em quatro grandes cidades dos EUA.

Todos os dispositivos continham informações da agência, com instruções de contacto. Isto tornou possível rastrear quantos cabos USB foram utilizados e onde. Das pessoas que participaram na experiência, 17% ligaram o cabo a uma máquina da sua empresa. Esta vontade de inserir dispositivos desconhecidos em redes de trabalho que pudessem conter software malicioso era alarmante, mesmo para não profissionais.

Conte-a como uma história

Quando a experiência social terminou, a empresa compilou todas as informações num único pacote. Enviaram-na aos meios de comunicação, especialistas em cibersegurança e divisões de RH sob a forma de um whitepaper complementado com infografias e um inquérito aos hábitos de segurança informática de 1.200 profissionais. Finalmente, um vídeo em quatro partes resumiu toda a experiência.

A campanha foi extremamente bem-sucedida, a CompTIA tornou-se um nome familiar para os profissionais de TI e RH. Referências à organização aparecerem em 115 recortes de imprensa durante outubro e novembro, em meios como The Wall Street Journal, Fortune, NBC e HR Magazine. As suas histórias geraram 53 milhões de impressões e 30.000 ações nos meios de comunicação social. Além disso, o whitepaper teve 2.430 downloads diretos.

Com a ajuda de Relações públicas e experiências sociais, a CompTIA criou uma campanha única e valiosa. Chamaram a atenção para uma ameaça moderna presente na vida de todos, ao gerar uma história convincente sobre um tema de nicho.

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