u’ve got mail

Jan 10, 2020

Retrospetiva: as melhores ações de RP de 2019

Ações RP

Ao longo do ano que passou foram muitas as campanhas de Relações Públicas (RP) que, de diferentes formas, despertaram a nossa atenção.

No artigo de hoje vamos relembrar duas ações de RP, desenvolvidas em 2019, que tiveram bastante impacto junto do público:

Nike: A exposição de um manequim plus-size pela marca de roupa desportiva na sua loja principal em Londres causou alguma polémica.

nike

(fonte: Observador)

Houve quem aplaudisse a aposta da Nike dizendo que era uma forma de apoio, inclusão e incentivo à prática de desporto por pessoas de todos os “tamanhos”, uma forma de mostrar que todos podiam fazer desporto e que os pluz size também podem ser atletas.

Mas também quem criticasse defendendo que esta aposta incentivava à obesidade ou interpretando como uma crítica às pessoas obesas.

A Nike justificou esta ação como uma forma de “celebrar a diversidade e a inclusão no desporto”. Sarah Hannah, vice-presidente da linha feminina da Nike no mercado europeu, africano e do Médio Oriente, afirmou ainda que “Com o fantástico momento que estamos a viver no desporto feminino, a reformulação do espaço é só mais uma demonstração do compromisso da Nike em inspirar e servir as mulheres atletas”.

– Gillette: Com a realização desta campanha contra “masculinidade tóxica” que desafiou os estereótipos do que significa ser homem, a Gillette pretendeu mostrar diversidade e inclusão mostrando um pai a ensinar o seu filho transsexual a fazer a barba, usando a hashtag “#MyBestSelf”, o meu melhor eu.

A campanha tornou-se viral e contou com milhares de reações e partilhas nas redes sociais. O protagonista, Samson Bonkeabantu Brown, também mostrou, nas redes sociais, o seu agradecimento à Gillette escrevendo “Muito obrigada à Gillette por me ter permitido partilhar um momento tão importante na vida de um homem com o meu pai. Estou ansioso para as grandes coisas que vão continuar a fazer para encorajar todos nós a sermos nossos melhores ‘eus’”.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting