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Ago 1, 2023

Riscos da condução fora de estrada

Aumento da procura por turismo rural e consequente aumento da condução fora de estrada também põem em risco os pneus e tornam necessária a substituição do filtro do habitáculo do automóvel.

offroad

Lisboa, 01 de agosto de 2023 – Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, entre os segmentos de alojamento, o turismo no espaço rural e de habitação foi o único a superar os valores pré-pandemia em 2022, registando um crescimento de 41,6% em relação ao ano anterior. Com a procura deste tipo de alojamento aumentam, não só as viagens em estradas asfaltadas, mas também a condução em vias não pavimentadas. Um dos principais riscos que advém deste tipo de condução é a quebra dos veios dos eixos, que pode custar mais de 500€, de acordo com a Euromaster, rede de oficinas especializada na manutenção integral de veículos.

A falha de uma transmissão é uma das avarias mais comuns numa excursão fora de estrada, uma vez que um buraco ou um forte impacto pode fazer com que os foles da transmissão fiquem soltos e acabem por quebrar.

Além disso, se esta situação ocorrer, a travagem do veículo fica comprometida. Concretamente, quando os foles se partem, começam a expelir massa lubrificante, caindo sobre os discos de travão e limitando a capacidade de travagem do automóvel.
O rolamento da roda traseira, que é a última parte do sistema de transmissão responsável por fazer girar as rodas, é talvez um elemento desconhecido, mas se não for objeto de uma manutenção adequada, pode ter de ser substituído, segundo a Euromaster.

Outros riscos da condução fora de estrada
A condução em estradas de terra batida também apresenta riscos para os pneus. Por vezes, pequenas pedras e arestas danificam os pneus e entram no piso, danificando a borracha. Neste caso, é aconselhável removê-las, pois podem provocar um furo lento e, mais tarde, levar a um rebentamento.

Por outro lado, o contacto com “pó” e pólen em estradas não pavimentadas torna necessária a substituição do filtro de habitáculo. Além disso, a vibração dos automóveis em terrenos fora de estrada afeta outros elementos, como a suspensão, os amortecedores e os rolamentos do veículo.

Especial atenção à primeira viagem do ano
Para além da circulação em estradas não pavimentadas, o verão é uma das épocas mais movimentadas do ano para os veículos. Por este motivo, a Euromaster recomenda que se faça uma revisão prévia do veículo, tanto por razões de manutenção como de segurança, para evitar qualquer incidente. Fazer periodicamente viagens curtas não é o mesmo que fazer uma viagem longa, pois exige mais esforço à mecânica e componentes do veículo.

De facto, é indispensável verificar a pressão dos pneus para garantir a segurança rodoviária, o que está incluído no controlo preventivo gratuito de 12 pontos oferecido pela rede Euromaster a todos os utilizadores em qualquer uma das suas oficinas.

 

Sobre a Euromaster
A Euromaster é a rede de oficinas especializadas na manutenção integral dos veículos durante toda a sua vida útil. As suas mais de 80 oficinas em Portugal contribuem para a saúde rodoviária da frota automóvel, tanto de veículos de passageiros como de veículos comerciais, bem como das novas formas de mobilidade e frotas, proporcionando um serviço de qualidade e capilaridade para se adaptar às suas necessidades. Os seus serviços abrangem não só a manutenção preventiva, mas também a manutenção preditiva através da análise dos dados e dos pontos críticos. Parte do Grupo Michelin, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.500 oficinas, 10.000 profissionais e 1.600 unidades móveis. Mais informações em www.euromaster.pt

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