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Out 24, 2018

RP digitais: As relações públicas no mundo digital

RP Digitais

A prática de Relações Públicas está a sofrer profundas alterações, motivadas por um ambiente de constante inovação tecnológica e adaptação a novas plataformas de contacto e aos social media emergentes. Estes novos canais tornam possível a evolução das Relações Públicas para aquilo que se convencionou apelidar de “RP Digitais”. Este é um novo paradigma orientado a aumentar a presença das marcas no mundo online, fazendo uso de estratégias de content marketing potenciadas pela associação a influenciadores digitais – exemplo de bloggers, opinion makers e jornalistas especializados na área.

A relação estabelecida com estes influenciadores passa pela identificação de temáticas e a elaboração de conteúdo relevante e coerente com o seu perfil e o seu público, numa lógica de conquista de notoriedade acrescida para a marca, abrangência da mensagem idealizada e aumento de tráfego online. Quando utilizadas de forma correta, as relações públicas neste contexto podem aumentar o alcance e a visibilidade das marcas e gerar resultados positivos no processo de conquista de uma audiência alargada. Para o mundo do marketing, as RP Digitais justificam a sua importância ao permitirem aumentar o reconhecimento e credibilidade das marcas e potenciar o brand equity associado às mesmas.

Na conjuntura digital atual, estas novas ferramentas apresentam a possibilidade de se tornarem mecanismos particularmente eficazes  de comunicação, desde que se tenham em consideração as expectativas do público-alvo, possibilitando uma estratégia perfeitamente direcionada e, por isso, verdadeiramente eficaz. A chave para uma boa prática de relações públicas, no online como em formatos distintos, passa por criar mensagens impactantes e implementar as ações certas para as comunicar para destinatários decisivos numa estratégia global de atuação. Mas, para isso, é necessário que as marcas saibam como posicionar o seu conteúdo.

As RP Digitais devem ser incluídas em estratégias alargadas de marketing digital, em paralelo, por exemplo, com a gestão de SEO e da “pegada digital” de marcas e respetivas fontes. Quando complementadas com ações adicionais, seja na ótica de divulgação e contacto, seja no âmbito da monitorização de métricas e resultados, o horizonte encontra-se alargado para as possibilidades de comunicação num ambiente em que o dinamismo, a proatividade e a rapidez de resposta são hoje palavras-chave.

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