u’ve got mail

Jul 9, 2015

Saber como integrar a evolução de uma organização

Uma organização que ambicione ser bem-sucedida tem de se adaptar constantemente à realidade que encontra no mercado, seja a novas necessidades dos clientes, à evolução da tecnologia ou à expansão de sectores de atividade.

As evoluções tecnológicas, a expansão de mercados globais e o potencial para a inovação contínua (e por vezes disruptiva) obrigam cada entidade a saber como adaptar-se. Mas estamos realmente a conseguir identificar a importância e o valor inerente à capacidade de nos adaptarmos dentro das estruturas e da performance organizacionais?

A adaptação no contexto das organizações está a tornar-se cada vez mais relevante quer para a estratégia quer para a estrutura à medida que o ambiente de negócio muda a cada ano.

A gestão estratégica diz sobretudo respeito a adaptar uma organização ao seu ambiente. O principal agente para a adaptação é o aspeto de socialização da cultura organizacional, que pode ser reforçada conscientemente. Se uma organização adquire a identidade de uma organização que quer crescer, adaptar-se e aprender, estes valores tornam-se parte da própria forma como passa a atuar. Saber como e ser capaz de potenciar esta adaptabilidade é importante para o sucesso da organização.

Implementar uma estratégia de adaptação pode ter efeitos ao longo da organização. Minimizar o potencial de dirupção pode ajudar a reduzir custos e tempo. A resistência à mudança é considerada um dos grandes obstáculos à criação de uma adaptação eficaz numa organização, pelo que a capacidade de integrar modificações passo a passo ao utilizar a contribuição de colaboradores e disponibilizar informação e formação adequadas pode melhorar a eficácia deste processo.

Perceber o impacto da mudança e os fatores que podem ajudar a reduzir os seus efeitos negativos torna-se, desta forma, essencial para que uma organização seja capaz de integrar a inovação e, com isso, ser verdadeiramente eficiente.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting