Marketing de influência: uma tendência crescente
Num mundo em constantes alterações e evoluções é crucial manter-se a par das tendências e inovações. Para se destacarem, as marcas fazem uso de variadas estratégias. Contudo, determinadas estratégias têm-se mostrado mais relevantes que outras, nomeadamente o uso de influenciadores.
O marketing de influência tem-se tornado, no panorama atual, cada vez mais aliciante. Esta estratégia é altamente utilizada pelas marcas para que estas consigam atingir um público mais alargado e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Influenciadores
Os influenciadores são pessoas com relevância no seu meio, audiência e credibilidade, podendo variar no seu grau de exposição. Estes conservam em si o poder de poderem alterar comportamentos no seu público, o que é crucial para esta parceria.
Em particular, as parcerias com micro-influenciadores têm sido uma tendência crescente.
Micro-influenciadores e as suas vantagens
Geralmente têm como âmago da sua criação de conteúdo temas como moda, desporto, viagens, cultura, etc. Em termos de dimensão, podem ter entre dez mil e 100 mil seguidores. Contudo, ao contrário dos grandes influenciadores, estes focam-se em construir comunidades fortes com um alto nível de engagement, com áreas de interesse muito específicas.
- Um foco específico
Exatamente por não terem uma audiência ampla, o seu público é mais específico e, dessa forma, torna-se mais fácil para a empresa identificar os públicos-alvos corretos e não desperdiçar meios desnecessários em marketing.
- Conexão com a comunidade
Com uma relação mais próxima e autêntica com o seu público, os micro-influenciadores estabelecem um vínculo de confiança com os seus seguidores. Assim, quando publicitam os produtos ou serviços da sua empresa, estes chegarão mais facilmente ao seu público-alvo e terão uma melhor recetividade.
- Gostos e valores partilhados
Por partilharem a paixão por determinados temas, , tornar-se-á mais fácil para a sua empresa fazer ecoar nos seguidores de micro-influenciadores as suas mensagens.
- Taxa de conversão
Esta é, habitualmente, maior, devido à credibilidade, autenticidade e confiança destes influenciadores.
- Segmentação do público
Por ser uma comunidade de nicho torna-se mais fácil para a sua empresa segmentar bem a audiência que vai receber a sua mensagem, produto ou serviço.
- Acessibilidade financeira:
Comparativamente com influenciadores de maior dimensão, os micro-influenciadores são menos onerosos.
Encontrar os micro-influenciadores certos
Para que sua estratégia de marketing não falhe, é crucial que encontre os influenciadores corretos, de forma a não perder recursos nem tempo. Precisa de analisar se o perfil do influenciador se encaixa no da sua empresa e se o seu comportamento, linguagem e valores se alinham com os seus. De seguida, deve analisar o nível de engagement que existe nas suas publicações.
O mercado atual, especialmente o online, pode parecer um “bicho de sete cabeças” e. por isso. é importante que se saiba defender e como se destacar no meio da multidão. Os micro-influenciadores são uma mais-valia, pois oferecem uma vantagem única que pode converter-se num aumento das suas vendas. Estas comunidades específicas e altamente envolvidas costumam receber com facilidade e agrado as recomendações destes influenciadores, e, desta forma, a sua empresa garante que a mensagem chega ao público certo.