u’ve got mail

Mai 22, 2019

Starbucks: Quando um pormenor se torna viral

Starbucks: Quando um pormenor se torna viral

Starbucks

Ao burburinho já existente à volta da última temporada da série “A Guerra dos Tronos” juntou-se o facto de ter surgido num dos seus episódios um moderno e descontextualizado copo descartável de café. Apesar de a marca não ser visível, foi imediatamente criado um buzz nas redes sociais quando os espectadores da série associaram o objeto à marca Starbucks. Mais tarde, foi comunicado pela produtora HBO que este era apenas um copo de catering de um estabelecimento local, e que tudo não passava de um erro de produção, negando que se tenha tratado de qualquer colocação de produto propositada, a conhecida publicidade incorporada.

Propositado ou não, o certo é que a cadeia americana de café beneficiou de uma enorme exposição mediática e não pagou um cêntimo por isso. Olhemos a valores. Quanto valeu toda a publicidade gratuita que a Starbucks recebeu? Stacy Jones, CEO da empresa de marketing Hollywood Branded, fez as contas e chegou a um número de 2,3 mil milhões de dólares.

No entanto, é praticamente impossível estimar, com certezas absolutas, o valor que este erro de produção trouxe à Starbucks, uma vez que não é possível calcular a publicidade gerada através do word-of-mouth. Ainda assim, várias plataformas de análise de redes sociais contaram mais de 193 mil menções à marca (associada ao copo), e mais de 10 mil notícias sobre o tema. Os dados mostram que “o copo” superou os eventos do episódio em termos de interesse e discussão.

A verdade é que o tema teve alcance e foi discutido, principalmente devido ao descontentamento por parte dos fãs da série relativamente a este erro. Mas ainda assim, podemos retirar uma lição de toda esta situação: a perceção da força que uma marca pode ter sobre a audiência. O facto de o objeto ter sido imediatamente associado à Starbucks é uma prova da força da marca e do modo como domina a cultura popular atual.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting