u’ve got mail

Set 22, 2022

Utilização de digital e social media

As Relações Públicas utilizam os meios digitais e sociais em muitos tipos e formatos, mas podemos resumir alguns dos mais típicos. Estes – para além de serem os mais proeminentes – provaram ser os mais eficazes. Aqui estão alguns exemplos da utilização de digital e social media:

Newsletters Eletrónicas e Publicações Digitais

A produção de publicações impressas é muitas vezes cara, especialmente quando imprimimos a cores em papel de qualidade. Além disso, leva tempo, muitas vezes acrescentando várias semanas aos horários de produção. Por outro lado, as publicações digitais são mais rápidas e mais baratas de produzir, e podem também ter um maior impacto.

Como exemplo, as newsletters eletrónicas tornaram-se uma forma comum de comunicação. Para funcionários, comunidades, clientes e outros interessados, são muitas vezes mais convenientes do que cópias físicas. Da mesma forma, as empresas podem conceber e distribuir relatórios, brochuras e folhas de informação como documentos digitais. Desta forma, as atualizações e correções são rápidas e menos dispendiosas em comparação com os formatos impressos.

Websites

Quase todas as organizações têm um website, mas não são necessariamente informativos ou fáceis de utilizar. Isto porque a experiência do cliente é normalmente deixada unicamente na mão do departamento de TI. Esta é uma prática imperfeita, pois mesmo que a construção do “back end” dos websites web – criação de bases de dados para guardar informações e programação – seja uma responsabilidade da equipa de TI, pode faltar-lhe os conhecimentos necessários para desenvolver um website de fácil utilização.

Os profissionais de Relações Públicas e comunicação e as empresas precisam de se envolver no planeamento e criação do website das suas organizações. Desta forma, podem assegurar que é personalizado para as necessidades dos seus stakeholders e do público. Além disso, que seja acessível e de fácil utilização. Além disso, o conteúdo deve ser mais do que apenas um simples texto. Os websites podem envolver vídeos, fotografias, ficheiros de som (discursos), gráficos e até animações para captar a atenção.

Intranets e extranets

Ferramentas adicionais para organizações no “mundo digital” são características como websites especiais. Estes têm acesso restrito por senha para fornecer informação especializada aos intervenientes internos. Se estes intervenientes são colaboradores, então estamos a falar de uma intranet, se são intervenientes externos – tais como distribuidores ou retalhistas – esta é uma extranet.

O departamento de TI só pode fornecer a infraestrutura técnica para estas redes, tendo os especialistas em Relações Públicas e marketing uma palavra a dizer em matéria de experiência do utilizador.

A organização pode confiar no marketing, comunicação e RP, para criar e atualizar conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o público-alvo.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting