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Abr 26, 2017

Vodafone comunicação: a transformação

movers&shakers

De origem Britânica, a Vodafone fora até 2002 a maior operadora de telemóveis do mundo. Com grande presença no Reino Unido, Alemanha, Índia, Itália, Espanha, Turquia, Egipto e Estados Unidos, encontra-se em segundo lugar no ranking mundial, sendo ultrapassada pela China Mobile.

Entrou em 1998 em Portugal através Telecel, outrora comprada por si já  em 2001. Passados 17 anos, é não só conhecida pela sua inovação a nível de soluções, como pelo trabalho realizado a nível de comunicação. Encontra-se entre as marcas top of mind dos portugueses e os anúncios televisivos, mesmo antes de aparecer qualquer identificação, são imediatamente associados à marca.

Comunicação Vodafone

Em 2001, a marca lançou a sua primeira campanha global,“How are you?”. O objetivo fora apelar à partilha de emoções, demonstrar interesse e proximidade. Acima de tudo, promover o diálogo.

Em 2005 verificou-se uma alteração completa no registo de comunicação. O conceito passou do diálogo para o tempo, tendo o “How are you?” sido substituído por “Viva o Momento”. O objetivo fora influenciar os stakeholders e públicos aos pequenos prazeres, a efetivamente viverem o momento com o apoio da Vodafone que proporciona comunicação, informação e entretenimento.

Esta estratégia foi um risco que a operadora decidiu correr. A tecnologia significa inovação, mas viver o momento significa ar livre e aproveitar sentimentos. São dois conceitos que por vezes parecem não andar de mãos dados, no entanto, a Vodafone conseguiu alinhá-los.

Atualmente, “Power to You” é o conceito que representa a operadora. A mensagem recaí sobre aproveitar as oportunidades, tirar o melhor partido das mesmas. A marca não diz aos clientes o que devem fazer, pelo contrário. A Vodafone enfatiza o fato destes terem o poder nas mãos. O mundo está cheio de oportunidade e a Vodafone está cá para ajudar a aproveitá-las ao máximo.

A grande aposta da marca é em anúncios televisivos, nestes conseguem humanizar e comunicar produto em simultâneo, destaque-se alguns dos mais marcantes:

Setembro 2013

Setembro 2014

Agosto 2016

Março 2017

 

Vermelho significa paixão, energia, excitação e é exactamente isto que o consumidor sente quando se envolve com a marca. A Vodafone, apesar de se inserir na indústria de telecomunicações, aposta em pessoas. É neste sentido, que a comunicação da empresa não se foca só no cliente, os colaboradores são os outros 50% que a marca aposta constantemente em deixar satisfeitos.

O seguinte vídeo da Fuse Universal  dá-lhe a conhecer o processo de transformação da comunicação interna da Vodafone:

 

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