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Jun 1, 2017

7 passos para delinear uma estratégia de comunicação de sucesso

4prgeeks

7 passos para delinear uma estratégia de comunicação de sucesso

Cada vez mais a comunicação é um ponto-chave para o sucesso das organizações.

7 passos para delinear uma estratégia de comunicação de sucesso
Uma das razões que nos leva a vivenciar um mercado onde as ações de comunicação são realizadas sem uma estratégia âncora, ou seja, sem um plano estratégico delineado, com princípio, meio e fim, é exatamente a desvalorização na capacidade das Relações Públicas e na implementação de uma boa estratégia de comunicação. E isto leva tempo.

Mas para começar a delinear uma boa estratégia de comunicação deve ter em conta os seguintes aspetos:

  1. Elabore um diagnóstico:

  • Ao Mercado
  • Aos Clientes
  • Concorrência
  • Produtos
  • Força de Vendas
  • Publicidade e Relações Públicas
  • Estrutura da empresa (história, valores, missão, parceiros estratégicos, visão do negócio, planeamento futuro)

É muito importante fazer uma análise detalhada de todas as variáveis internas e externas que de certa forma estão associadas à comunicação da sua empresa ou marca. Isto vai ajudá-lo na definição do fio condutor da estratégia.

2. Defina os Alvos

Defina quais são os seus potenciais clientes (os que já compram o produto ou serviço), quais são os iniciadores (as pessoas que podem iniciar o processo de decisão de compra, mesmo que não tomem a decisão final).

Defina também quem são os influenciadores (os lideres de opinião que têm influência direta sobre o processo de decisão de compra) e ainda é importante, definir o segmento, a dimensão dos alvos e as metas atingir.

3. Defina os Objetivos

Tenha em conta que os objetivos da comunicação, e das ações que vai implementar posteriormente, devem estar alinhados e de acordo com a estratégia geral da empresa.

4. Defina as ferramentas que quer utilizar

Defina quais as ferramentas que são relevantes para a sua estratégia, e para a implementação eficaz da mesma. Tem ao seu dispor a Publicidade, o Marketing Direto, o Patrocínio, o Merchandising, as Relações Públicas, entre outras.

5. Determine o orçamento

Para fazer o levantamento de custos da sua estratégia é importante considerar os custos de produção e administrativos e os custos de suporte  (inserção de anúncios na imprensa, televisão, meios online, entre outros).

6. Crie uma estratégia criativa e eficaz

Recorra a uma agência de Comunicação especializada, como a Say U Consulting, para estabelecer os eixos de comunicação, criar mensagem e definir os meios a utilizar.

7. Implemente e avalie

A implementação e a avaliação devem andar de mãos dadas. Para perceber se uma ação ou estratégia foi eficaz, deve ter em conta os resultados da sua avaliação, para poder melhorar no futuro. Tenha em conta que uma boa estratégia de comunicação deve ter objetivos SMART: específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporizáveis.

Fonte

SayU Consulting

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