u’ve got mail

Jun 3, 2015

A Comunicação como fator de ligação

successstepsNão existem dúvidas quanto à necessidade de investir eficazmente no Terceiro Sector. Mas, num contexto de crescente necessidade de atuação de organizações desta tipologia, o fator diferenciação conquista especial relevância. Torna-se vital que as organizações que criam uma ligação junto de doadores, voluntários e destinatários como dignas de confiança, transparentes, focadas e promotoras de uma resposta positiva face à causa que defendem.

Este é um esforço que consome tempo e que dificilmente consegue ser medido de forma imediata em termos de benefícios para uma comunidade ou indivíduos. Tal facto torna ainda mais vital a capacidade de mostrar o que cada organização faz, demonstrando um sentido de responsabilidade claro perante os seus doadores, parceiros e marca.

Começamos por definir a mensagem. Este passo parece simples mas muitas são as organizações que tentam ser coisas distintas para diferentes públicos. Importa definir quem somos, o que fazemos e estabelecer os nossos valores fundamentais.

A relação com o público pode ter na sua base uma questão psicológica, mas a realidade é que a generalidade das pessoas contribui e participa para se sentir bem. As pessoas apreciam a sua associação à melhoria do mundo à sua volta e querem sentir-se parte da atividade em torno deste objetivo. À medida que as redes de contacto aumentam de dimensão as newsletters tornam-se essenciais mas nunca devem substituir totalmente a comunicação personalizada.

Parte de qualquer relação estabelecida quer com voluntários quer com doadores neste contexto é o agradecimento. Quer o contributo recebido seja em valor monetário, géneros, tempo ou serviços de caráter profissional, o reforço da ligação entre a organização, a causa apoiada e as pessoas que tornam este processo possível deve estar no centro de uma campanha de comunicação nesta realidade. Comunicar, tal como apoiar uma causa, é também contribuir para integrar.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting