A internet está “saturada”: qual a previsão para um futuro digital de sucesso?

Internet saturada

Uma das conclusões mais surpreendentes do relatório de tendências digitais para 2019 assinado por Mary Meeker revela que a Internet está “saturada”. Mas porquê?

Atualmente sabemos que cerca de 51% da população global (3, 8 mil milhões de pessoas) está presente no universo online, o que significa que esta a comunidade é cada vez maior e que as mensagens podem vir a ter um alcance quase incalculável. Mas, curiosamente o ritmo de penetração da internet tem vindo a cair uma vez que antes rondava os 7% ao ano, e agora está nos 6%.

Ainda assim, o futuro é promissor no que toca a uma audiência digital cada vez maior, mas o mercado da comunicação e do marketing tem encontrado barreiras substanciais no que toca ao alcance e ao envolvimento com os seus públicos.

É cada vez mais difícil atrair os consumidores para os conteúdos e muita da comunicação faz-se graças ao “ruído” e à quantidade de informação que está disponível todos os dias e a todos os momentos.

Estará o digital a ser desvalorizado?

Com todo este know-how sobre o digital e com o desenvolvimento cada vez mais rápido da inteligência artificial, os utilizadores parecem começar a procurar desconectar-se deste “mundo digital” para momentos offline. Esta tendência pode ser confirmada através do crescimento negativo do setor tecnológico (-4% de vendas em 2019 relativamente ao ano de 2018).

O digital é o futuro e o alcance é promissor. Mas os desafios alocados a esta realidade parecem estar a por à prova as marcas que lutam cada vez mais por uma audiência que é “bombardeada” de informação, o que obriga as marcas a serem mais criativas para se fazerem ouvir.