u’ve got mail

Mar 2, 2023

Coletivo 284 liga três organizações de referência

Parceria entre Fundação Luso-Brasileira, Laurel e PWN Lisbon capacita membros das três organizações para a importância da diversidade. Coletivo 284, é o denominador comum da parceria, colocando ao serviço das organizações um património artístico e cultural e uma visão partilhada sobre o papel da cultura nas marcas e organizações.

Coletivo 284

Lisboa, 1 de março de 2023 – No contexto da 3ª edição da exposição IMPERFEITA – que inaugura a 8 de março, Dia Internacional da Mulher -, o Coletivo 284 liga a Fundação Luso-Brasileira, a Laurel e a Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) com o propósito de promover a cultura, as artes e a lusofonia como matriz fundamental de promoção da diversidade.

É neste âmbito que as três organizações de referência em Portugal e no mundo celebram, numa ligação promovida pelo Coletivo 284, uma parceria de suporte à reflexão e implementação de iniciativas em torno da diversidade enquanto pilar de funcionamento de uma sociedade mais justa.

O Coletivo 284, fundado por um empresário português, Paulo André, e uma artista brasileira, Adriana Scartaris, é o denominador comum da parceria e coloca ao serviço das três organizações um património artístico e cultural e uma visão partilhada sobre o papel da cultura nas marcas e na vida organizacional.

Partindo de uma visão comum sobre a importância da cultura, das artes e da lusofonia e com o objetivo partilhado de dar a conhecer personalidades e projetos de relevo, a Fundação Luso-Brasileira, a Laurel e a PWN Lisbon propõem-se unir esforços para a divulgação conjunta de iniciativas e obras de qualidade, bem como os seus autores e contextos, junto dos públicos de Portugal, do Brasil e de todos os países ligados pela lusofonia.

“Fazer parte desta parceria representa uma oportunidade única para reforçar a importância da cultura e das artes e como ambas unem agentes de mudança desse território maior que é a lusofonia”, afirma o presidente da Fundação Luso-Brasileira, Paulo Campos Costa.

Para o secretário-geral da Laurel, Francisco Carvalheira, “integrar esta parceria com as marcas de excelência em causa vem reforçar o desígnio da Laurel de, através do valor da cultura, das artes e da lusofonia, enaltecer a qualidade do que é nosso e criar sinergias globais a partir da visão local”.

E segundo a presidente da PWN Lisbon, Paula Perfeito, “este encontro de estratégia, ambição e irreverência entre as três organizações inscreve-se no propósito da PWN Lisbon de contribuir para criar e consolidar lideranças com impacto e que, uma vez beneficiando dos horizontes sempre alargados da cultura e das artes, possam servir de inspiração para uma cultura impreterível de diversidade”.

A celebração da parceria decorreu no Coletivo 284, galeria onde se respira arte e ‘design’, num espaço aberto, simultaneamente underground e confortável no coração de Lisboa e que, ao longo do mês de março, acolhe com uma programação significativa e a 3.ª edição da exposição IMPERFEITA.

IMPERFEITA 1. INAUGURA A 8 DE MARÇO

A IMPERFEITA 1.3, mostra de obras de pintura, escultura e instalações estará patente entre 8 de março – Dia Internacional da Mulher – e 16 de abril na 284 Gallery. A exposição estará aberta ao público às sextas, sábados e domingos, entre as 14h00 e as 19h00 e a entrada é gratuita.

Após dois anos de concentração na pintora mexicana Frida Kahlo, conhecida pelos seus retratos, autorretratos e obras influenciadas pela natureza e pela cultura mexicana, a IMPERFEITA convida este ano outra “imperfeita” para participar do projeto.

Em 2023, e prestando tributo à Arte de ser Mulher, a exposição chama ao palco um ícone cultural contemporâneo – universalmente referida como a Rainha da Pop -, que representa a liberdade de escolher como se envelhece e que desafia os estereótipos, lembrando que não é a idade que define uma mulher.

“A idade não nos define” é o claim para a IMPERFEITA 1.3, uma exposição coletiva que reúne quase 90 obras de mais de 30 artistas de diferentes nacionalidades, numa seleção feita por convite e por candidatura. Nesta montra artística, encontra-se materializado um projeto que exalta personagens femininas com trajetórias de vida inspiradoras e que, na presente edição, tem como protagonistas as figuras de Frida Kahlo e a Rainha da Pop, dois ícones mundiais e à frente do seu tempo.

A IMPERFEITA 1.3 serve de cenário a um conjunto de iniciativas acomodadas na parceria agora celebrada e com datas agendadas em todo o mês de março (calendário abaixo).

Programação Especial Coletivo 284 | março
A IMPERFEITA 1.3 serve ainda de cenário para um conjunto de iniciativas satélite com datas agendadas em todo o mês de março

Dia 01 – Celebração da parceria entre Fundação Luso-Brasileira, Laurel e PWN Lisbon sob ligação do Coletivo 284. O Coletivo 284 liga a Fundação Luso-Brasileira, a Laurel e a Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon) com o propósito de promover a cultura, as artes e a lusofonia como matriz fundamental de promoção da diversidade.
Dia 08 – Inauguração da exposição IMPERFEITA 1.3. A mostra de obras de pintura, escultura e instalações estará patente até 16 de abril na 284 Gallery, em Lisboa. A exposição estará aberta ao público às sextas, sábados e domingos, entre as 14h00 e as 19h00 e a entrada é gratuita.
Dia 21 – Pequeno Almoço com Pedro Simões Dias. Uma experiência intimista com 12 pessoas, onde a proposta é proporcionar uma imersão numa exposição onde as convidadas vão vivenciar um momento único em que o cheiro e o saber serão sentidos potenciados. Pedro Simões Dias, dos Perfumes da Comporta, é o convidado para tornar esta experiência possível.
Dia 22 – Lançamento do “284 Village” – Projeto IMPERFEITA 1.3 no Metaverso
Dia 30 – Conversa do Avesso PWN Lisbon, com a participação de Aida Chamiça e Kapinha e moderação de Joana Garoupa. Desenhadas de raiz e inauguradas pela PWN Lisbon em 2018, as Conversas do Avesso têm um formato intimista e descontraído que junta duas personalidades – uma corporativa e outra das artes, da comunicação, da política, etc. – numa conversa com o propósito de desconstruir, desformatar, colocar ao contrário, virar do avesso temas corporativos tipicamente abordados da mesma maneira ou à luz de estereótipos: a liderança, a comunicação, o talento.
12 abril – Pequeno almoço com Regina Mateus. Uma experiência intimista na qual a convidada é a Primeira Mulher General da Força Área, Regina Mateus. Uma oportunidade pra conhecer uma mulher que quebra com o status quo e chega ao topo de uma carreira num universo absolutamente masculino.

 

###

Sobre o Coletivo 284

O Coletivo 284 é um espaço singular e imersivo que vai para além dos cinco sentidos. Esta é uma das vontades dos seus responsáveis, Adriana Scartaris e Paulo André, fundadores e diretores criativos do Coletivo 284, que acreditam no potencial da soma das partes heterogéneas e independentes. É um espaço inusitado por reunir um naipe excecional de criativos, marcas e eventos personalizados e identitários, onde a colaboração diferenciada traz uma contribuição multidisciplinar potencialmente transformadora. O nome 284 tem origem nos dois países, oito jornadas criativas e quatro valores – conexões, humanidades, sustentabilidade, inovação – que estruturam o projeto.
Informações adicionais em https://coletivo284.com/

Sobre a Fundação Luso-Brasileira

A Fundação Luso-Brasileira tem por finalidade promover e apoiar iniciativas de caráter cultural, educativo, tecnológico e patrimonial a concretizar em Portugal, no Brasil e nos restantes países e territórios de Língua Portuguesa. Está ao serviço das empresas e de todos os agentes que promovem a aproximação económica, empresarial e cultural, em particular, entre Portugal e o Brasil, mas, também, entre estes dois países e restantes membros da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.
Informações adicionais em https://fundacaolusobrasileira.pt/

Sobre a Laurel

Laurel é uma associação de direito privado português e sem fins lucrativos, criada em 2019 para unir, proteger e representar os interesses dos seus associados, sejam eles entidades ou marcas portuguesas de excelência. Portugal é hoje reconhecido e apreciado pela sua qualidade, expressa através das marcas portuguesas reconhecidas e afirmadas pelo mundo fora, onde temos um conhecimento e um saber fazer único, o saber fazer português que foi sendo construído pela nossa história de 900 anos.
Informações adicionais em https://laurel.org.pt/pt/

Sobre a PWN Lisbon

A PWN Lisbon, formalmente constituída em 2011, consiste numa organização sem fins lucrativos integrada na PWN Global, com a missão de promover o desenvolvimento profissional das mulheres em todas as suas etapas, por práticas reconhecidas internacionalmente, nomeadamente programas de formação em liderança e mentoring, investigação e desenvolvimento da rede de networking e partilha de modelos de excelência. A PWN Lisbon conta, atualmente, com mais de 1000 membros, entre mulheres e homens, de diferentes faixas etárias e com total diversificação de funções, setores e culturas. Alinhada com o seu objetivo de liderar a definição e implementação de iniciativas inovadoras no acompanhamento contínuo e na promoção das mulheres nas suas carreiras, a PWN Lisbon dinamiza um conjunto de programas inovadores – Liderança, Mentoring, Youth e Engaging All –, pequenos-almoços de networking, workshops e iniciativas de role model com personalidades de referência nos mais diferentes setores do tecido empresarial português.
Informações adicionais https://pwnlisbon.net/

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt