u’ve got mail

Fev 28, 2019

Erros a Evitar na Preparação de Uma Entrevista

Erros a Evitar na Preparação de Uma Entrevista

Erros a Evitar na Preparação de Uma Entrevista

Uma entrevista é sempre um momento de enorme exposição mediática. No que ao que o trabalho de um profissional de relações públicas diz respeito, nem sempre é fácil controlar todas as variáveis em jogo. Embora na maioria das vezes a situação seja de “confronto”, a preparação da entrevista deve ser sempre feita da melhor forma possível.

No artigo de hoje, abordamos alguns erros a evitar na preparação de uma entrevista:

  • Dominar por completo os temas abordados e saber como fundamentar os mesmos. Quando se prepara uma entrevista, sabemos quais os temas que o jornalista vai querer abordar, pelo menos em traços gerais. Contudo, o entrevistado tem de dominar por completo o tema e saber fundamentar o mesmo. De outra forma, corremos o risco do jornalista, sobretudo se tiver alguma experiência, perceber alguma insegurança por parte do entrevistado e explorar isso mesmo.
  • Ter preparado respostas para as perguntas sobre temas mais delicados. Aquando da realização de uma entrevista, existem temas mais delicados que outros. Nesta situação, existem duas alternativas: acordar-se, previamente, que não se irão tecer quaisquer comentários sobre o tema ou, em alternativa, preparar uma resposta inteligente em que, de alguma forma, se consiga contornar o tema.
  • Ter algo relevante para se dizer. A realização de uma entrevista implica que o entrevistado tenha algo de relevante para dizer, pelo menos para o jornalista é preferível que assim seja. Caso o nosso cliente não tenha um ponto de vista sobre determinada temática, a entrevista pode tornar-se desinteressante e, em última análise, o output acaba por não ser benéfico para o próprio cliente.

Estas são apenas algumas dicas para que a entrevista corra dentro do planeado. Embora seja, à partida, um momento bastante positivo para o cliente, é sempre necessário algum trabalho de casa.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting