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Mar 2, 2021

A Comunicação no fator “relacionamento”

Estratégia Comunicacional

Estratégia Comunicacional

De um modo geral, a pandemia provocou uma desorganização e o agravamento da situação de setores que já experienciavam dificuldades. Impedidos de viajar, a proximidade com o cliente trouxe um novo desafio aos profissionais.

Esta dimensão relacional de proximidade, que no passado se baseava num contato físico, não pode significar o abandono de princípios que estão na génese e na cultura de uma organização. A necessidade de estar próximo, de trocar ideias, de oferecer e receber inputs deve continuar. E obriga a uma reinvenção do fator “relacionamento”. O princípio da proximidade continuará presente, mas de forma renovada.

As empresas mais flexíveis a comunicar são as mais bem-sucedidas, esforçando-se por compreender e ajustar esta relação, reconhecendo a confiança com os clientes é muitas vezes baseada na Comunicação, que deverá ser agora, mais do que nunca, ser relacional, personalizada, genuína e sustentada na proximidade possível.

Esta é fundamental para garantir o posicionamento no mercado e uma relação de confiança com os stakeholders, tornando mais provável alcançar os objetivos. O principal desafio tem sido como manter a comunicação ativa.

Face ao crescente abandono dos meios tradicionais e neste clima de incerteza e dúvida exige-se uma comunicação mais rápida e direcionada, aliada a uma enorme capacidade de adaptação e flexibilidade. Ao mesmo tempo, a comunicação tornou-se urgente para manter o nível de reputação da organização junto da opinião pública.

Diferentes visões do papel da Comunicação tornam, nas organizações, as estruturas internas que lhe são atribuídas igualmente distintas: estruturas integradas e dependentes da área do marketing, profissionais que ocasionalmente apoiam esta área ou comunicação centrada na equipa de gestão ou em diretores que colocam a estratégia comunicacional nas suas respetivas unidades de negócio.  Por vezes a Comunicação acumula responsabilidades de RP, posicionamento e identidade de marca, comunicação interna, comunicação comercial e diretrizes de posicionamento comercial.

A comunicação a desenvolver deve ser clara, promovendo informação e formação para lidar com conteúdos que são partilhados de forma muito dispersa e potenciam a preocupação e a confusão. A promoção a realizar promete ser ambiciosa e inspiradora para os objetivos e posicionamento da empresa, encontrando formas de tornar mais tangível o valor de cada proposta. As estratégias de comunicação do futuro são voltadas para ambientes digitais e para trazer as empresas ao contacto direto com o público, com menos custos que uma estratégia presencial e possibilidades acrescidas de sucesso.

A comunicação surge como a voz das marcas num contexto de aumento do “ruído”, inspirando confiança e servindo de âncora na relação com o público.

Conte connosco para dar voz à sua marca.

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