FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DE MENSURAÇÃO DE RESULTADOS

Ferramentas de Avaliação de Mensuração de Resultados e KPI são certas medidas pelas quais as empresas podem avaliar a eficácia dos esforços de marketing individuais, permitindo que ajustar e aprimorar a estratégia caso tal se revele necessário.

Porém, apesar de saber a importância das Ferramentas de Avaliação de Mensuração de Resultados, pode ser difícil saber exatamente como interpretá-los e utilizá-los da maneira correta. Como saber se as estatísticas são positivas e se os esforços de marketing são competitivos?

Os benefícios intangíveis do marketing – melhorar e aumentar o conhecimento acerca da marca, educar clientes e prospects sobre os benefícios do produto e fortalecer o relacionamento com stakeholders – torna a medição de impacto financeiro de um processo complicado e desafiador. O ideal é que a avaliação do desempenho de marketing seja uma extensão lógica do exercício de planeamento. As metas definidas devem ser mensuráveis ​​e aplicáveis ​​a todas as funções de marketing de uma organização. As empresas empregam várias metodologias para medir o desempenho de marketing e garantir que respondem a essas metas de desempenho.

Os KPI são cruciais para avaliar de que modo as atividades de marketing e os seus gastos impactam os resultados financeiros da empresa. Isto é particularmente importante uma vez que as empresas são propensas a reduzir os orçamentos de marketing durante períodos de recessão económica, downsizing e fusões.

À medida que os profissionais de marketing enfrentam cada vez mais pressão para mostrar um retorno sobre o investimento (ROI) das suas atividades, as métricas de desempenho ajudam a medir o grau em que os gastos contribuem diretamente para os lucros. Também destacam de que modo o marketing contribui e complementa as iniciativas noutras áreas da organização, como as vendas e o atendimento ao cliente.

Outros motivos pelos quais as empresas avaliam o desempenho de marketing incluem:

  • Monitorizar o progresso do marketing rumo a metas anuais
  • Determinar que áreas do marketing mix – produto, preço, local e promoção – precisam de modificação ou melhoria para aumentar algum aspeto do desempenho
  • Avaliar se os bens, serviços e ideias da empresa respondem às necessidades do cliente e dos stakeholders

O estabelecimento de métricas de desempenho de marketing é fundamental para ajudar as marcas a satisfazer os clientes, estabelecer uma imagem clara da empresa, evidenciar proatividade e incorporar totalmente o marketing à estratégia geral de negócios da empresa.

 

 

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