FOOTBALLISM GERE FORMAÇÃO DE JOGADORES NA NIGÉRIA

A plataforma FootballISM é a solução escolhida para gerir várias academias de futebol implementadas na Nigéria, numa parceria que se poderá estender a 10 escolas no país. A plataforma coordena o dia a dia mais de 300 atletas na Barça Academy Lagos. Integra, entre outros, componentes de gestão de jogador, scouting, área técnica e logística.

 

Lisboa, 28 de novembro de 2018 – A plataforma FootballISM, desenvolvida pela agap2IT e destinada a repensar as estratégias de gestão desportiva, promover as melhores práticas e um ambiente de trabalho mais eficiente através da implementação de uma solução tecnológica original, encontra-se a ser implementada na Barça Academy Lagos, na Nigéria, uma das várias escolas de futebol que o FC Barcelona tem pelo mundo. Uma segunda academia, que pertence à rede do Southampton FC, arranca em janeiro de 2019 também com a gestão da plataforma. O acordo faz parte de um projeto alargado de criação de um total de 10 academias de futebol neste país africano.

A plataforma FootballISM coordena neste momento mais de 300 jogadores na Barça Academy Lagos, com idades compreendidas entre os 8 e os 19 anos. É gerida com a experiência da escola La Masia do FC Barcelona, que lançou talentos como Lionel Messi, Andrés Iniesta e Xavi Hernandez. Na escola da Nigéria trabalham três dezenas de profissionais, com larga experiência. Com o lançamento da academia do Southampton, o futuro de mais de 600 atletas será administrado pela plataforma.

A academia apresenta-se como um centro para o desenvolvimento de jovens e o empowerment local, através da prática do futebol. É a primeira instituição do género na Nigéria e na África subsaariana e providencia oportunidades para atletas em potencial no país e no continente para receberem um treino de excelência e melhorarem as suas competências.

Para Filipe Esteves, Diretor Geral da agap2IT e responsável pelo projeto FootballISM: “o propósito subjacente à implementação do FootballISM passa por reinventar a maneira de gerir o futebol. As academias e os clubes de futebol têm acesso a informação completa numa única plataforma, personalizável, e que permite integrar a totalidade dos seus departamentos. A parceria iniciada na Nigéria com a Barça Academy Lagos, é a confirmação de que o FootballISM é o futuro da gestão de talentos deste competitivo desporto. A parceria agora desenvolvida faz desta plataforma um recurso adicional para potenciar a eficácia e o alcance da realidade desportiva nesta geografia.

A solução implementada nesta parceria integra o leque quase completo de funcionalidades disponibilizadas pela plataforma, entre gestão do jogador, youth scouting, equipamentos, área técnica, médico, logística, recrutamento, instalações e ainda as aplicações mobile de Treinador e Jogador.

O FootballISM é uma plataforma tecnológica que permite a maximização dos recursos humanos e materiais da prática profissional de Futebol. Gere ao pormenor a evolução desportiva, escolar, social e pessoal do principal ativo do Futebol: os jogadores. É a única plataforma tecnológica do mercado capaz de analisar de forma detalhada e transversal o scouting, o recrutamento, a avaliação de treino e a competição, a gestão de instalações e equipamentos e a componente médica e jurídica. A plataforma permite uma avaliação quantitativa e qualitativa ilimitada de dados, fornecendo aos responsáveis dos clubes e academias a melhor informação para o controlo e tomada de decisões.

 

Sobre a agap2IT:
Fundada em setembro de 2005, a agap2IT é uma organização europeia na área dos Sistemas de Informação, Ciência e Tecnologia e uma referência no mundo da Banca, Seguros, Telecomunicações, Indústria, Farmacêutica e Energia, entre outras. Empenhada na inovação, a agap2IT está orientada para a criação de um verdadeiro valor para os seus Clientes e Consultores.
Atualmente tem escritórios em 11 países – Portugal, França, Espanha, Suíça, Alemanha, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Luxemburgo, Itália e Suécia – e projetos dispersos por 4 continentes.
A capacidade de intervir globalmente aliada à elevada experiência e know-how técnico, funcional e de negócio da equipa, garantem a excelência da resposta aos mais exigentes e complexos desafios.