Gosto e orgulho no trabalho motivam colaboradores

 

 O gosto e o orgulho no trabalho são os principais fatores de retenção e engajamento dos colaboradores com as organizações. As respostas dos colaboradores de cerca de duas centenas de empresas ajudam a traçar um quadro do clima organizacional em Portugal, revelado por mais um “Índice da Excelência”.

 

 Lisboa, 12 de fevereiro de 2019 – Os resultados da terceira edição do “Índice da Excelência”, estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano desenvolvido pela Neves de Almeida | HR Consulting, apontam para o gosto pelo trabalho desenvolvido como o principal fator de retenção dos colaboradores nas organizações e também para o orgulho no trabalho como o fator mais importante para o seu engajamento.

As conclusões do estudo, realizado em colaboração com o INDEG-ISCTE e com a “Human Resources Portugal” e a “Executive Digest”, e que contou com a participação de cerca de 200 empresas englobando a totalidade de setores de atividade, serão divulgadas dia 20, numa cerimónia na qual serão também premiadas as empresas que mais investem na área dos Recursos Humanos e no desenvolvimento e satisfação dos seus colaboradores.

O gosto pelo trabalho desenvolvido na organização – com 55,5% – destaca-se como o principal fator de retenção, dimensão na qual o equilíbrio entre a vida profissional e familiar (32,86%), a relação com os colegas (28,6%), as condições de trabalho (26,1%) e a segurança no emprego (24,1%) são também muito valorizadas.

Os resultados desta terceira edição do “Índice da Excelência” apontam ainda para o orgulho no trabalho desenvolvido (81,3%) como o fator mais importante para o engajamento dos colaboradores com as organizações. Imersão no trabalho, força e energia e deixar-se levar pelo trabalho são outros aspetos do engajamento valorizadas por mais de três quartos dos colaboradores.

Já melhorar as recompensas dos trabalhadores (remunerações, benefícios, bónus) e apostar no desenvolvimento das pessoas e na gestão do talento são as iniciativas organizacionais apontadas como prioritárias pelos colaboradores.

Segundo Pedro Rocha e Silva, Partner da Neves de Almeida | HR Consulting, “verificamos que a prioridade, em muitos casos, continua a ser a exigência numa maior aposta ao nível das recompensas dos colaboradores e do desenvolvimento das pessoas. Daí que, de acordo com o estudo, uma priorização das organizações nestes fatores irá ao encontro dos principais fatores de retenção e engajamento apontados”.

A participação na iniciativa faz uso da análise a inquéritos dirigidos aos profissionais na empresa – à Gestão e aos Colaboradores – destinados a aferir a sua opinião sobre um conjunto de práticas existentes na organização, as suas expectativas e a forma como estes percecionam o seu ambiente profissional. A metodologia de avaliação desenvolvida integra a análise de dimensões complementares da excelência do relacionamento com os colaboradores, dinâmica organizacional, processos, clima e gestão de recursos humanos.

“O estudo é uma ferramenta válida e urgente para eficazmente compreender a relação estabelecida entre organizações e colaboradores, e para potenciar a implementação de soluções adequadas. Este é o primeiro passo para desenvolver estratégias segmentadas e customizadas, que vão de facto ao encontro das reais necessidades dos profissionais, seja numa perspetiva de exercício da sua função atual seja tendo em conta as expetativas e ambições de crescimento de cada um”, acrescenta Pedro Rocha e Silva.

Paralelamente, a inscrição neste estudo vai ajudar as organizações a serem reconhecidas publicamente pelos bons resultados, ganhando visibilidade positiva com impacto direto no recrutamento e na forma como os stakeholders olham para organizações que são destacadas por boas práticas neste contexto.

O Índice da Excelência vai premiar organizações em categorias globais de dimensão, definidas por número de colaboradores, entre Grandes Empresas (mais de 251 colaboradores), Médias Empresas (entre 51 e 250) e Pequenas Empresas (entre 11 e 50). Vão igualmente ser premiadas organizações por setor macro de atividade, num total de nove áreas identificadas: Banca, Seguros e Serviços Financeiros; Construção, Infraestruturas, Transportes e Logística; Consultoria e Serviços Profissionais; Hotelaria, Turismo, Desporto e Ensino; Indústria; Retalho e Comércio; Saúde e Farmacêutica; Setor Público; Tecnologia, Media e Telecomunicações.

 

Sobre a Neves de Almeida HR Consulting:

A Neves de Almeida | HR Consulting surge em 1991 com uma equipa de profissionais apaixonados pelas dinâmicas dos Recursos Humanos. Movida pela ambição de desenvolver equipas e de ajudar organizações a atingir objetivos, tem, ao longo de quase três décadas, trabalhado para a diversificação e sofisticação da oferta, inovando na abordagem, sempre numa perspetiva de crescimento com o Cliente. Apenas o conhecimento aprofundado do negócio, da cultura e do ADN das organizações, assim como a experiência de quase 30 anos de história, podem responder aos desafios do próximo quarto de século. A sua oferta atual incide em cinco áreas de intervenção, Consulting, Search, Training, Assessment e Team Building. Informações adicionais em www.nevesdealmeida.pt.