Interiorizar uma resposta Empreendedora
O mediatismo criado em torno da temática das startups torna-a um assunto incontornável para quem aborda o modo como uma organização se apresenta ao público e que consequências são originadas pela sua natureza específica.
O apoio e a apetência para arriscar e criar um novo projeto hoje existentes significam também uma multitude de formas de implementar um processo de comunicação, numa lógica de adaptação entre a organização, o seu posicionamento e as ferramentas que escolhe para chegar aos seus objetivos comunicacionais.
Ao mesmo tempo, os profissionais do Marketing e da Comunicação veem-se confrontados com a necessidade de responder a desafios lançados por organizações que têm ainda uma história por escrever, construindo de raiz os passos a seguir por uma organização que queira ver o se trajeto reconhecido.
As distintas realidades em jogo obrigam a uma necessária capacidade de adaptação. Nem todas as organizações querem comunicar da mesma forma e nem todas as ferramentas e metodologias passíveis de serem utilizadas são benéficas para determinado caso. Torna-se fundamental reconhecer os sinais e moldar uma resposta adequada às necessidades específicas apresentadas.
Mais do que nunca impera também o objetivo de cultivar um espírito empreendedor no modo de comunicar. Para cada momento a desenvolver é-nos exigido uma pausa para avaliar velhas soluções, equacionar novas perspetivas e desenhar uma resposta que faça pleno sentido para a meta a alcançar.