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Jan 29, 2020

64% dos lares fazem compras em mais de 4 insígnias

  • Panorama do Retalho Português: Boas perspetivas de consumo no mercado português
  • Panorama do Retalho Português: Altos níveis de competitividade entre as insígnias
  • Panorama do Retalho Português: A competitividade do mercado gera deslealdade: é necessário conhecer o omnishopper

 

Lisboa, janeiro de 2020 – A Nielsen lançou, a partir do seu Painel de Lares, o Panorama do Retalho Português, um estudo destinado a apontar as preferências dos shoppers portugueses e o impacto da atual realidade no retalho em Portugal para fabricantes e retalhistas. A análise da Nielsen revela que 64% dos lares em Portugal fazem as suas compras em mais de 4 insígnias, comprovando a alta competitividade do retalho nacional. A informação analisada pela Nielsen é o ponto de partida para disponibilizar a marcas e retalhistas a capacidade para compreender as transformações em curso, identificar oportunidades de negócio neste ambiente competitivo e tomar boas decisões.

O relatório aprofunda as principais movimentações e tendências do retalho em Portugal, respondendo a questões associadas ao gasto, frequência e penetração de insígnias concorrentes, às principais interações entre as mesmas, aos caminhos de crescimento entre cada uma e ao futuro esperado para os stakeholders no mercado.

Um shopper que quer tudo. Um omnishopper.

Num cenário positivo para o consumo e com crescente confiança na realidade nacional, económica e pessoal, o mindset dos consumidores é hoje diferente, à medida que se consolidam novos hábitos.

Com 89% a experimentar novas marcas e produtos, os portugueses são mais experimentadores do que no passado e procuram a inovação. Estando mais dispostos a pagar mais por produtos de maior qualidade (68%), mais de metade dos consumidores portugueses mostram-se interessados em experimentar produtos de marcas locais ou socialmente responsáveis e cerca de ⅔ compram produtos de alimentação saudável, segundo o relatório Shopper Trends da Nielsen. Por outro lado, os mesmos consumidores valorizam as suas carteiras e procuram novos produtos que apresentem preços mais baixos.

O shopper de hoje é, assim, várias coisas ao mesmo tempo: é mais experimentador, mais local, mais social, mais responsável e mais inteligente nas suas escolhas. Quer tudo e exige tudo em diferentes momentos. É um omnishopper.

Um mercado cada vez mais competitivo

O aumento do número de lojas (+107 em 2019), a maior penetração nos lares, a entrada de novos players e o peso das promoções no mercado tornam o cenário do retalho altamente competitivo entre insígnias do canal moderno, com maior intensificação ao longo dos anos e com interação e movimentação de clientes entre todas elas.

Também o crescimento dos canais de proximidade contribui para movimentar o mercado, atendendo às necessidades de conveniência dos shoppers, que procuram uma oferta que lhes permita poupar tempo e responder a um estilo de vida mais agitado.

Panorama do Retalho Português

Alta competitividade gera baixa lealdade: é essencial focar no shopper

Um cenário de alta competitividade leva a uma menor lealdade por parte dos consumidores, que acabam por fazer as suas compras nas várias insígnias. 61% dos lares em Portugal apresentam uma taxa de lealdade menor que 20% aos retalhistas.

As estratégias “push” – uma oferta com base nas necessidades da marca – não são as mais eficazes para alcançar os resultados no competitivo e complexo ambiente atual e perante um novo paradigma de acesso à tecnologia que mudou completamente o poder dos shoppers. Para chegar a este consumidor infiel, mas disposto a gastar, é preciso conhecê-lo para conseguir implementar uma oferta que vá ao encontro das suas necessidades e desejos, com base numa estratégia “pull”.

Como explica Lahna Barbosa, Analytical Consultant da equipa de Painel de Lares da Nielsen, “os shoppers devem ser o principal stakeholder das estratégias de mercado. As suas preferências têm de ser o centro das estratégias de fabricantes e retalhistas, pelo que conhecer adequadamente o consumidor se afigura como essencial no sentido de criar estratégias vencedoras. Aos fabricantes é exigida uma gestão de portefólio orientada por dados que lhes permitam compreender as tendências do mercado, ao passo que aos retalhistas é pedida uma gestão dos pontos de venda com foco nos shoppers e o uso de tecnologia para gerir experiências e expectativas. Conhecer o ciclo de compras das diferentes ocasiões deste omnishopper é essencial para pensar e implementar estratégias vencedoras”.

Onde encontrar mais informação

A fonte desta análise (Panorama do Retalho Português) é o Painel de Lares da Nielsen, composto por uma amostra de 3.000 lares de Portugal Continental, que registam os produtos de Grande Consumo que adquirem em qualquer canal de compra, numa recolha regular e contínua das compras via scanner.

Esta amostra é demográfica e geograficamente representativa, retratando os 3,9 milhões de lares existentes em Portugal Continental e permitindo assim obter insights sobre o comportamento de compra e o perfil das famílias portuguesas.

 

 

Sobre a Nielsen:

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de medição e análise de dados que disponibiliza a mais completa e confiável visão sobre consumidores e mercados em todo o mundo. A Nielsen encontra-se dividida em duas unidades de negócio. A Nielsen Global Media, o indicador de verdade sobre mercados de media, disponibiliza aos setores de media e publicidade métricas imparciais e confiáveis que criam uma compreensão partilhada sobre o setor necessária para o funcionamento dos mercados. A Nielsen Global Connect disponibiliza a marcas e retalhistas de Bens de Grande Consumo informação e insights precisos e práticos e uma visão completa de um mercado complexo e em mudança de que as empresas necessitam para inovar e crescer.

A nossa abordagem combina dados originais da Nielsen e outras fontes de informação para ajudar clientes a nível global a compreender o que está a acontecer no presente, o que vai acontecer no futuro e como agir com base neste conhecimento.

Uma empresa S&P 500, a Nielsen está presente em mais de 100 países, cobrindo mais de 90% da população mundial. Para informação adicional, visite https://www.nielsen.com/pt/pt/.

 

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