u’ve got mail

Fev 2, 2021

Aprender a trabalhar com diferentes cenários

Rethink

Rethink

Uma das muitas lições e ensinamentos que podemos retirar da pandemia é que é cada vez mais difícil, se não mesmo impossível, fazer previsões. Mas isso não impossibilita que não nos possamos precaver o melhor possível para as incertezas e desafios que certamente continuarão a fazer parte do nosso futuro. E isso passa por trabalhar com cenários alternativos.

As organizações normalmente trabalham com um cenário que acontece no ano seguinte. Mas o normalmente, tal como o conhecíamos, já deixou de fazer parte do vocabulário. Nesta nova normalidade, uma das coisas que as organizações precisam e estão a aprender, a adaptar e a equacionar é tentar antecipar o máximo possível os vários cenários que os ambientes e contextos nos podem originar. Tentar antecipar diferentes cenários com planos de ação adequados a cada um deles. Planos dos quais o marketing de comunicação tem de ser parte integrante para garantir eficiência e eficácia.

Os fatores exógenos às organizações são incontroláveis, mas são adaptáveis. Muitas organizações trabalham, muitas pela primeira vez, em cenários alternativos para o médio prazo. Toda a estratégia, os pilares de crescimento, têm de ser comuns, mas os planos de ação vão variando conforme os cenários. São coisas que se vão aprendendo e que são essenciais, e que exigem comunicação.

Uma comunicação transparente, clara, direta é fundamental. A comunicação deve acontecer a partir do board da organização e ser transversal a colaboradores, clientes e fornecedores. É algo que faz parte integrante do novo normal. A importância da comunicação com os vários stakeholders ficou claríssima neste período de pandemia é um fator absolutamente chave e crítico para pensar como é que, agora e no futuro, nos vamos adaptar e evoluir.

O marketing de comunicação aumenta a capacidade de atenção e resposta às tendências e aos sinais do mercado. Garante a possibilidade de adaptação mantendo a fidelização ao objetivo e estratégia.

Saiba como fazer com que este momento de “rethink” que vivem muitas organizações seja e eficiente e eficaz.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting