u’ve got mail

Out 10, 2023

Pneus de baixa resistência percorrem mais quilómetros

Veículos com este tipo de motorização têm uma jante muito grande: Euromaster lembra importância da escolha do material dos pneus.

Lisboa, 10 de outubro – De acordo com a Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA, na sigla inglesa), apenas 0,8% dos 5,4 milhões de carros que circulam diariamente nas estradas portuguesas são 100% elétricos. Ainda assim, tem havido um aumento exponencial deste tipo de motorização e entre janeiro e julho. Este crescimento das vendas de carros elétricos foi de 119.5%. De acordo com os dados da ACEA, em Portugal foram matriculados 2.697 carros 100% elétricos.

Apesar destes números, ainda há um grande desconhecimento sobre esta motorização. Talvez muitos não saibam que com um pneu de baixa resistência ao rolamento, é possível a um carro elétrico percorrer mais 30% de quilómetros, segundo a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos.

Veículos elétricos

Uma grande diferença dos veículos elétricos para os carros de tecnologia convencional é o seu peso, por isso é importante utilizar pneus adequados a essa característica, com maior resistência e rigidez lateral. Devido à ausência de barulho proveniente do motor, os pneus nestes veículos devem ser mais silenciosos.

O binário de um veículo elétrico obriga também a que os pneus tenham uma maior aderência. Outro facto que observamos também quando vemos pneus de veículos elétricos, é que são finos. O motivo é simples, quanto menor a largura, menor a superfície de contacto com o asfalto, que se traduz em menor consumo de energia. Assim, é importante a escolha de pneus específicos, estando a rede de oficinas Euromaster capacitada para ajudar nestas decisões.

Para garantir a resistência ao peso, os pneus dos veículos elétricos são fabricados com um composto que lhes permite suportar uma grande massa de peso. A este respeito, convém recordar que os automóveis com este tipo de tecnologia de propulsão são muito pesados em comparação com os modelos de combustão equivalentes. A razão? A bateria, um componente técnico que representa uma parte muito importante do peso total de um veículo deste tipo.

Associa-se muitas vezes a questão ambiental nos veículos elétricos apenas em relação à motorização, esquecendo-se dos pneus. É importante optar por pneus feitos de material reciclado, o que é muito comum entre os fabricantes premium.

Sobre a Euromaster

A Euromaster é a rede de oficinas especializadas na manutenção integral dos veículos durante toda a sua vida útil. As suas mais de 80 oficinas em Portugal contribuem para a saúde rodoviária da frota automóvel, tanto de veículos de passageiros como de veículos comerciais, bem como das novas formas de mobilidade e frotas, proporcionando um serviço de qualidade e capilaridade para se adaptar às suas necessidades. Os seus serviços abrangem não só a manutenção preventiva, mas também a manutenção preditiva através da análise dos dados e dos pontos críticos. Parte do Grupo Michelin, a Euromaster está presente em 19 países europeus, com mais de 2.500 oficinas, 10.000 profissionais e 1.600 unidades móveis.

Mais informações em www.euromaster.pt

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(custo de chamada rede fixa nacional)
letus@say-u.pt

© 2024 SayU Consulting