Video content – o que mudou nos últimos 10 anos

O envolvimento com os produtos e serviços, e o tempo dos utilizadores são cada vez mais reduzidos. Mas sabia que as publicações com vídeo têm mais 38% de engagement do que outros formatos?

O vídeo é cada vez mais relevante porque é a forma mais visual e rápida de chegar ao nosso target. Surgem quase todos os dias novos estudos que comprovam que este tipo de conteúdo gera mais engagement e likes, tal como as partilhas.

Grande parte da comunicação da Mastercard, por exemplo, é feita em formato vídeo (https://www.instagram.com/p/BxITZFzBdzD/) com um call to action final que representa a identidade da marca e os vídeos com maiores taxas de sucesso, envolvimento e partilhas retratam momentos do quotidiano, com as quais as pessoas se reveem.

Esta essência coloca o utilizador no centro da experiência e recorre a conteúdo emocional utilizando um tom de voz amigável, como se a própria marca fosse uma pessoa.

Mas nem sempre o vídeo foi tão valorizado e nos últimos anos tem sido um ponto de forte aposta no que toca a conteúdo digital.

A vertente de vídeo possibilita-nos também comunicar a marca de uma forma mais próxima, dando-lhe um rosto de forma a personalizar o seu caráter corporativo e a criar uma identificação.

Atributos como a voz, emoção, movimentos e sentimentos são ingredientes de sucesso para a criação de estórias bem conseguidas e executadas que valem muito mais do que longos artigos.

Saiba mais

Ainda não implementou uma vertente de video content no seu plano de conteúdos? Esta é a altura certa para o fazer.

  • Cerca de 93% das empresas utiliza vídeo no marketing online, vendas ou comunicações
  • As pessoas preferem cada vez mais aprender (com os conhecidos tutoriais) através de vídeo online e esta é uma tendência que tem crescido exponencialmente
  • 80% dos utilizadores assiste ao video content e apenas 20% dos utilizadores preferem ler o conteúdo escrito
  • Os vídeos são uma forma de criar tráfego para o site corporativo e podem ser utilizados como um call to action de forma simples
  • Os vídeos aumentam as taxas de clique em 65% e reduzem as anulações de subscrições em 26%
  • Quando ambos, texto e vídeo, estão disponíveis sobre o mesmo tema na mesma página, 59% dos utilizadores preferem assistir ao vídeo

“Consumers are longing for more interactive experiences as well as long-form storytelling that only video can best achieve” Lux Narayan, CEO da Unmetric.