3 Steps to Effective Marketing Communication
Destacamos 3 passos que o vão ajudar a construir uma comunicação eficaz, independente do meio a ser utilizado, seja ele digital ou não.
- Conheça e perceba quem são os seus públicos: descubra quem quer alcançar e se a imagem da sua organização corresponde à imagem formada pelos seus públicos. Perceba se a sua comunicação está a ser recebida da forma que pretende, reveja os seus conteúdos, leia os comentários, perceba o feedback. Esteja atento.
- Responda às 3 perguntas sugeridas por Kotler, quando for criar uma estratégia de comunicação: “O Que Dizer?”, “Como Dizer?”, “A Quem Dizer?”. Esta é uma forma importante para esquematizar a sua comunicação e descobrir quais são os melhores veículos e canais para difundir as suas mensagens.
- Aprenda a medir os seus resultados e esteja disposto a perder tempo com isso. Um grande desafio para as organizações é perceber como medir os resultados das suas ações de comunicação e marketing. Os avaços tecnológicos têm vindo a ajudar muito neste sentido, uma vez que cada vez mais é possível utilizar ferramentas disponíveis na WEB, desde programas, a softwares que nos auxiliam a medir as métricas selecionadas. Sem uma correta avaliação é impossível perceber o que correu bem e o que pode melhorar, o que teve uma boa resposta e o que não alcançou os seus públicos.