Farfetch Effect
A Farfetch, considerada uma das 25 empresas mais inovadoras do mundo pela Fast Company (https://www.fastcompany.com/company/farfetch), tem um modelo de negócio invejável, sendo conhecida pelas excelentes condições de trabalho que oferece aos seus colaboradores.
Para evitar que este modelo fosse visto como publicidade enganosa, a Farfetch recorreu à ciência para provar isso mesmo. Em parceria com a agência AKQA, liderada por Hugo Vieira, criou uma campanha de comunicação, com a sua própria equipa como estrela. Touch the Impossible é a campanha que reúne testemunhos não só dos colaboradores da Farfetch mas também de amigos. Ao longo das entrevistas, foram identificados e analisados todos os estímulos associados às pessoas quando falavam da empresa ou sobre a empresa, o que permitiu criar aquilo a que chamaram “Efeito Farfetch”.
Posteriormente, a equipa de comunicação recriou situações que despertavam sensações semelhantes às dos intervenientes nas entrevistas realizadas. “Ser atacado por pequenos de cachorros, saltar em trampolins ou a cair numa cama gigante”, são alguns dos exemplos de estímulos semelhantes à sensação de trabalhar na Farfetch.
A campanha teve results ótimos, tornando-se viral na mesma altura em que a empresa estava a recrutar.