O marketing experiencial, como o nome indica, é uma forma de aliciar à aquisição de bens e serviços através da estimulação emocional e pelo uso dos cinco sentidos, melhorando substancialmente a experiência de compra. O marketing experiencial permite oferecer experiências diferentes e inovadoras ao seu público e responde à evolução do mercado. No mercado atual, as experiências tornaram-se uma mais valia para a atração de clientes.
A ferramenta revela os benefícios que uma marca, produto ou empresa têm a oferecer, em coordenação com os interesses do consumidor. Num mundo em que tudo é dinâmico, as experiências de marca e os interesses do consumidor têm de estar coordenados.
O marketing experiencial vai além das campanhas para venda em massa ou de anúncios pagos e ao proporcionar emoções positivas pode levar à fidelização dos clientes. Por exemplo, uma promotion, um anúncio ou um panfleto podem ser facilmente esquecidos ou deitados fora, mas uma experiência positiva fica marcada na memória por mais tempo e pode até fortalecer a relação ou melhorar a reputação da marca que proporcionou a experiência.
Um dos fatores chave para o seu sucesso do marketing experiencial, é que coloca, sempre, o interesse dos stakeholders em primeiro lugar.