u've got mail

Aug 9, 2022

The difference between Marketing, Advertising, PR and Journalism

Existem quatro grandes áreas de comunicação: marketing, Relações Públicas, publicidade e jornalismo. As empresas têm a necessidade de ter uma estratégia para exporem de forma efetiva as suas marcas. Conheça a diferença entre marketing, publicidade, RP e jornalismo.

Marketing 

Primeiro, o marketing estuda as causas e os mecanismos que governam as relações de troca (produtos, serviços e ideias) e promove o resultado de uma relação como de uma venda satisfatória para todas as partes que participam no processo. O Marketing é uma ferramenta para compreender o mercado e para alcançar o público-alvo de uma forma coerente.  Com a expansão do uso da Internet e a cobertura dos media de redes sociais, o marketing digital está a ser mais importante e eficiente. Agora é possível compreender o comportamento do cliente e os hábitos de compra através da análise de dados de referência cruzada através de diversas fontes. 

Advertising 

Segundo, a publicidade não é nem imparcial nem informativa. É uma atividade profissional dedicada à disseminação de ideias associadas com empresas, produtos ou serviços. Esta forma de comunicação tem como objetivo construir imagens e opiniões. Usa principalmente emoção para atingir o público, ou a repetição de palavras para sugerir uma ideia. A publicidade é o produto de uma estratégia; é essencial para o marketing tornar a marca conhecida. 

Public Relations 

Terceiro, RP é a prática de gerir a troca de informação entre o indivíduo, uma organização, ou o público. O objetivo deste profissional é convencer potenciais clientes, investidores, parceiros, empregados e outras partes interessadas em manter certos pontos de vista num tema. Um bom RP pode ter capacidades jornalísticas para escrever bons textos. Apesar dos jornalistas defenderem acima de tudo o ponto de vista do cliente. 

Jornalismo 

Finalmente, os jornalistas trabalham imparcialmente. Por causa disto, eles têm um papel de vigilância nas comunicações. Eles confiam em formatos testados pelo tempo para transmitir notícias para diferentes audiências. 

Todas estas áreas são componentes da comunicação. No entanto, cada uma tem as suas funções e mecânicas. Por tudo isto, as organizações precisam de considerar estas de uma forma inteligente para se posicionarem no mercado. Apesar da diferença entre marketing, publicidade, RP e jornalismo, estes trabalham juntos de uma forma complementar e são a chave para criar marcas conscientes e capazes de lidar com a competição. 

Count with us to help you. 

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt