Inteligência Artificial na comunicação de Relações Públicas
Nos últimos tempos temos testemunhado a evolução da Inteligência Artificial (IA) em vários setores. As Relações Públicas (RP) não são exceção. Assim, é fundamental olhar para o papel da IA nas RP.
Para os menos conhecedores, a IA são todos os sistemas capazes de percecionar a inteligência, sintetizar e inferir informações. Esta foi criada com o propósito de auxiliar as pessoas a melhorar as suas capacidades.
Não é novidade o facto de a IA servir como auxílio para diversas tarefas. No caso das PR, a IA pode ajudar, entre várias outras possibilidades, a gerir e a monitorizar as comunicações, a identificar potenciais crises e a gerar conteúdos. Criar conteúdo é crucial para o SEO, e a IA está apta para automatizar esse processo.
Para além disso, os profissionais de RP recorrem à tecnologia de IA com o intuito de melhorar a sua estratégia na comunicação de Relações Públicas.
Mas de que modo é que estes profissionais usam a IA no seu dia a dia?
- Fonte de inspiração: a IA permite estimular a criatividade das pessoas. Pode-se utilizar a inteligência artificial como uma ferramenta para debater ideias criativas e ajudar a criar conteúdos, fornecendo inspiração para melhorar a sua mensagem e a sua comunicação;
- Criar conteúdo: curiosamente, a tecnologia de IA possibilita, através do processamento de linguagem natural, a criação, por exemplo de Press Releases, blog posts, social media posts ou qualquer outro tipo de texto;
- Pesquisa: a IA provou ser eficiente na realização de pesquisas e na obtenção dos resultados desejados. Isto liberta os profissionais de RP para uma maior criatividade humana, que é única e que é a base das RP;
- Monitorização dos media: este tipo de tecnologia pode seguir e efetuar análises de sentimentos e tendências, de forma a acompanhar o estado e alcance das campanhas de RP, proporcionando os dados que os profissionais de RP necessitam para, por exemplo evitar potenciais crises ou corrigir e melhorar as suas campanhas;
- Assistência na elaboração de relatórios: a tecnologia de IA ajuda a fornecer os dados em bruto e a análise de sentimentos e reações para ligar os resultados das campanhas à cobertura mediática obtida, percebendo as vendas. Também fornece análise de dados históricos, acompanha as tendências do mercado e o desempenho das campanhas de comunicação de RP para ajudar a construir orçamentos futuros e auxiliar na obtenção de resultados.
Estes são apenas alguns dos exemplos na qual a IA contribui para o auxílio do trabalho de um profissional de RP.
É importante sublinhar que esta tecnologia foi criada unicamente para facilitar o trabalho de diversos profissionais, neste caso, de RP, e nunca com o intuito de substituir o seu trabalho.