Euromaster exceeds 10% market share in light vehicles and 15% in industrial vehicles
Rede de oficinas Euromaster especializada em manutenção integral de veículos reforça a sua liderança com 88 centros.
Lisboa, 08 de fevereiro - A Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, registou em 2023 um aumento da sua quota de mercado, terminando o ano com mais de 10% nos veículos ligeiros e mais de 15% nos veículos industriais (camiões), o que reforça a sua liderança.
Tudo isto com uma consolidação da rede na Península Ibérica, que agora totaliza 524 oficinas, das quais 88 localizadas em Portugal, enquanto as restantes estão divididas entre Espanha e Andorra. A nível europeu, a Euromaster aumentou a sua área geográfica em 20% nos últimos quatro anos, ultrapassando as 2.700 oficinas em 18 países da Europa.
Como parte do desenvolvimento da empresa, foram alcançados vários marcos em 2023. Em primeiro lugar, a consolidação do modelo de franchising, com a Euromaster a atingir 409 centros abertos na Península Ibérica (88 oficinas franchisadas em Portugal e 321 em Espanha). Em segundo lugar, a criação de um MarketPlace ou ferramenta digital, que está a centralizar a gestão de compras de todas as peças sobressalentes e pneus, trazendo eficiência e competitividade a todas as oficinas da rede.
Por outro lado, a Euromaster continuou a sua aposta na digitalização como elemento diferenciador da rede. De facto, os canais digitais estão a tornar-se uma importante fonte de tráfego para as oficinas. Vale a pena recordar que 80% dos clientes que entram num centro Euromaster chegam através da Internet.
2023 foi também um ano em que a Euromaster continuou a apostar na formação dos colaboradores de toda a rede, uma vez que se trata de uma profissão “viva” que deve adaptar-se continuamente aos novos conhecimentos e competências exigidos não só pelos veículos elétricos, mas também pelos veículos incluídos na nova mobilidade (bicicletas elétricas, scooters e trotinetes).
Objetivos para 2024
O exercício de 2024 será fundamental para avançar para o objetivo de atingir 600 centros na Península Ibérica até ao final de 2026. Um número que permitiria à rede Euromaster cumprir um dos seus principais objetivos: prestar serviço a 75% da frota de veículos ligeiros em circulação e a 80% dos camiões.
Este ano, a Euromaster continuará também a apostar no crescimento de novas fórmulas de mobilidade, como os veículos elétricos, incluindo as bicicletas e as trotinetes, estas últimas com um papel cada vez mais importante, sobretudo em meio urbano. Tudo isto faz parte da sua filosofia “One Stop Shop”, que permite e qualifica todas as oficinas da rede para prestar serviços para qualquer tipo de mobilidade.
E não só o tipo de veículo, mas também os serviços que cobrem a utilização e não a propriedade do automóvel, como o leasing, que está cada vez mais concentrado. Aqui, a capilaridade geográfica da Euromaster é estratégica e, por sua vez, um importante gerador de tráfego para as oficinas.
Em termos de franchising, a empresa concentrar-se-á em continuar a aumentar a proposta de valor para os seus franchisados, apoiada por uma transformação operacional que permitirá à rede ser mais eficiente e estar mais próxima destas empresas.
Segundo Francis Ferreira, CEO da Euromaster: “em 2024, temos de continuar a trabalhar na nossa mudança organizacional a pensar nas pessoas (melhor conciliação, proximidade, evitar deslocações, …), bem como continuar a prestar um melhor serviço aos nossos franchisados, com os quais continuaremos a caminhar lado a lado. Tudo isto em linha com o nosso objetivo principal: trabalhar para as pessoas. O esforço de toda a equipa permitir-nos-á continuar a ser a rede de
oficinas mais valorizada pelos clientes, especialmente pelo profissionalismo de todos os profissionais que fazem parte da família Euromaster”.
About Euromaster
Euromaster is a network of workshops specializing in the comprehensive maintenance of vehicles throughout their useful life. Its more than 80 workshops in Portugal contribute to the road health of the vehicle fleet, both passenger cars and commercial vehicles, as well as new forms of mobility and fleets, providing a quality service and capillarity to adapt to your needs. Its services cover not only preventive maintenance, but also predictive maintenance through the analysis of data and critical points. Part of the Michelin Group, Euromaster is present in 19 European countries, with more than 2,500 workshops, 10,000 professionals and 1,600 mobile units.
More information at www.euromaster.pt