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Jul 24, 2024

A comunicação é o ingrediente secreto no franchising?

O franchising terá o potencial exponenciado por uma comunicação eficiente e eficaz, capacitadora de diferenciação, quer para franqueadores, quer para franqueados.

 

Enquanto modelo de negócio, o sucesso do Franchising depende de uma boa comunicação para a criação de relações de colaboração eficazes entre os seus agentes e os seus públicos. São necessários canais de comunicação eficazes e capazes de incentivar um diálogo aberto e honesto e uma comunicação clara e frequente

 

Sem Comunicação não há sucesso no Franchising

O franchising é um modelo de negócios que se tem tornado, ao longo do tempo, muito popular. A globalização e a convergência dos movimentos migratórios têm contribuído para a alteração ecossistema do Franchising em Portugal. O momento é de novos desafios para as empresas assentes em modelos de franchising e o que funcionou até hoje deixou de ser verdade. Importa tornar mais visível e tangível o seu valor.

Num contexto de negócio com características específicas e em que a relação assume particular importância, o seu sucesso depende uma boa comunicação. Um dos principais desafios é manter uma comunicação eficaz entre franqueador e franqueado. São necessários canais eficazes e capazes de incentivar um diálogo aberto e honesto e uma comunicação clara e frequente.

As novas tendências de consumo, como por exemplo o delievery or e-Commerce, a par das novas preocupações entre os consumidores, com destaque para a comodidade, o bem-estar e a saúde, a diversidade e a sustentabilidade (caso do abandono do plástico ou da produção cruelty-free) ditam “um novo normal” para o franchising e moldam a atividade de franqueadores e franqueados.

O desafio está na criação de uma experiência que guie o público-alvo e transforme leads em franchisors e franqueadores em embaixadores de marca, compreendendo a proposta de valor e posicionamento, contando a sua história, apresentando a sua relevância e assegurando a conexão relação emocional com o público-alvo.

 

Roadmap para a comunicação no Franchising

A conquista de visibilidade e reputação junto dos stakeholders relevantes só é possível através de uma narrativa bem delineada que transforme ameaças em oportunidades e o fracasso num inesperado sucesso. Importa saber como partilhar uma proposta de valor e posicionamento, evidenciar relevância e assegurar a conexão emocional com o público-alvo. São as marcas mais dinâmicas que estão numa posição favorável para dominar a narrativa no setor do Franchsing.

Encontrar o canal mais adequado para chegar aos públicos e posicionar a marca, conquistando atenção para o nosso produto ou serviço. Temos sempre de nos adaptar ao contexto, saber muito bem para onde vamos e qual o nosso target. Não podemos todos ter a mesma forma de atuar no mercado, do ponto de vista da comunicação.

O desafio está em criar certeza nos nossos stakeholders. Não podemos defraudar o que dizemos que somos. Os públicos são hoje mais informados e mais exigentes em relação ao que consomem. O que fazemos tem de ser bom e real.

O conteúdo é rei. Deparamo-nos hoje com vários layers de criadores de conteúdos, entre canais e indivíduos. O relevante é saber como contar uma história de forma eficiente e eficaz, de forma a encontrar uma narrativa original. Portugal é um mercado pequeno e as estratégias a que assistimos noutras geografias não têm aqui o mesmo impacto. Temos de saber como manter a essência da marca na especificidade local, identificando os atributos que nos diferenciam no mercado, contando uma história.

Já sabe como despertar o potencial da sua marca franqueada através da Comunicação e das Relações Públicas? Fale with us.

 

by MARTA GONÇALVES
Managing Partner

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