u've got mail

Aug 9, 2022

The influence of social media on PR

Já sabemos a influência das redes sociais e como é importante nos nossos dias.

 

Quer estejamos a partilhar uma foto, conversar com um amigo ou até a procurar por uma oportunidade melhor nos nossos trabalhos. Revelando um novo paradigma de contacto, as redes sociais são “fixes”.

 

Além de serem dinâmicas e permitirem novos modos de expressão e conversa. Mas qual será o seu impacto nas empresas e nas Relações Públicas? Podemos dizer que já se verifica uma influência da social media nas RP, com um impacto enorme, e como estão a melhorar? 

Felizmente, a resposta é afirmativa. Estamos a caminhar para um cenário de transformação que conduz empresas a tornarem-se “melhores amigas” com os seus acionistas e com as redes sociais. Por causa disto, empresas estão a pensar de uma forma mais inteligente quando incorporam tecnologia nas suas estratégias. Faz sentido para as redes sociais e para as RP agirem separadamente? A resposta é não. 

 

Imediato 

A interação tem acelerado o seu passo. Antes havia tempo para reuniões cara a cara entre jornalistas e Relações Publicas. Agora, o tempo é reduzido para alguns tópicos e interlocutores. 

Onde é que entram as social networks? Elas tornam-se verdadeiras aliadas de todos os profissionais RP por facilitarem um contacto mais direto e rápido com os jornalistas. E o melhor é que os jornalistas apreciam este tipo de contacto e aproveitam estas plataformas para estarem em contacto com os profissionais RP. 

 

Função 

O tempo passou desde quando um RP simplesmente escrevia e enviava notas de imprensa e mantinha uma relação convencional com os media tradicionais. Os RP têm uma nova função e, consequentemente, mais importância. Eles ajudam a construir a voz online da organização, através do tipo de conteúdos que são publicados e são responsáveis por gerir e proteger a sua reputação. Promoção, publicação, monitorização online, compromisso e o cálculo fazem parte agora da família das RP. O alcance das ferramentas disponíveis está a aumentar. 

 

Publicação dos Conteúdos 

Publicar e partilhar conteúdos não é tão comum como pode parecer. Publicar um tweet no Twitter ou comentários originais no Facebook completam agora o universo dos RP e oferecem cada vez mais uma característica digital. 

Os profissionais de agora não estão só focados em entregar informação, notícias e audiências, estão também preocupados em gerar novas conversas. As redes sociais tornaram-se uma parte integrante da estratégia do marketing e os profissionais RP estão a fazer o seu melhor para tirarem partido disso. Podemos afirmar com certeza que existe já uma influência da social media nas RP.

 

Já explorou todas as possibilidades das Relações Públicas e aproveitou a influência das redes sociais? Contact us. 

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt