u've got mail

Nov 2, 2015

Social Responsibility as an effective process

 

A Responsabilidade social tem um papel relevante no Marketing porque envolve um esforço na atração de consumidores/clientes que querem fazer a diferença na sua comunidade através dos seus hábitos de consumo ou escolha de parceiros. Esta importância traduz-se em estratégias diversificadas que integram a utilização de materiais reciclados, campanhas de awareness com fins sociais e a distribuição de receitas pra apoiar grupos e entidades com uma ação social.

Muitas organizações adotaram já estratégias de responsabilidade social numa visão de marketing, como um meio para ajudar a comunidade. Como contrapartida por esta dimensão da operação e da sua divulgação, a organização consegue mostrar-se como uma entidade responsável e ética, que atrai novos clientes comprometidos com este tipo de preocupações e que procuram uma forma de se envolverem nas mesmas.

A responsabilidade organizacional é expressa em ações concretas com visibilidade no interior da organização e passíveis de serem alvo de divulgação para o exterior. Assim, administradores, gestores e shareholders são encorajados a fazer uso de comportamentos éticos e a encorajar a comunidade na promoção de ações e processos com um cariz responsável. Fazer deste esforço apenas aparente, promovendo processos ou produtos sem a respetiva aplicação prática do mesmo, indica ao público que a organização não se encontra verdadeiramente comprometida e pode, em último caso, prejudicar a marca e o sucesso da organização. O público encontra-se hoje cada vez mais informado e consegue descortinar e partilhar ações assentes na mera aparência com objetivos de conquista de notoriedade.

Apesar de o investimento inicial em processos de responsabilidade social poder significar uma aposta sem garantias de retorno para a organização, se estes forem eficazmente conduzidos e a sua integração em campanhas marketing for bem planeada, integram perspetivas de uma promoção positiva da imagem da organização e, por consequência, da sua posição e relevância no mercado.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt