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Apr 2, 2020

Covid-19 Barometer: Portuguese rush to the stores

Barómetro Nielsen:

  • Consumo acentua-se no momento em que é declarada a pandemia e se anuncia o encerramento das escolas
  • Produtos de higiene pessoal e do lar e alimentação dominam o consumo entre os portugueses
  • Corrida às lojas sentida em todo o território nacional
  • Dá-se início à preparação da despensa dos portugueses

 

A segunda edição do Barómetro semanal da Nielsen sobre o impacto da pandemia Covid-19 no consumo revela um elevado crescimento para os Bens de Grande Consumo nos Hipers+Supers face ao período homólogo (+65% na semana 11 – entre 9 e 15 de março). Os portugueses começaram nesta semana a preparar a sua despensa e o destaque foi para as categorias mais essenciais para enfrentar esta situação.

Barómetro

Corrida ao armazenamento de produtos “essenciais”

Constata-se uma preocupação acrescida entre os portugueses com o armazenamento de produtos de higiene pessoal e do lar (+95% na semana 11 face à semana homóloga) e produtos alimentares (+91%).

Nos produtos de Higiene Pessoal e do Lar, é o Papel Higiénico que regista o maior crescimento (acima dos 200%) mas Lenços, Rolos e Guardanapos, Produtos para Roupa e Loiça, Limpeza do Lar, Higiene Corporal, Fraldas/Toalhetes e Cuidados de Saúde também ultrapassam o dobro das vendas.

Já no que respeita à Alimentação, as Conservas e Produtos Básicos mantêm-se no topo, com crescimentos acima dos 200%. Produtos Instantâneos, Alimentação Infantil, Congelados e Azeite/Óleos /Condimentos e Temperos crescem também de forma muito acentuada, ultrapassando o dobro das vendas na semana 11 (crescimentos >100%).

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Barómetro

Consumer concerns dictate consumption

Nielsen identifies six stages of consumer adaptation to this new reality: proactive Health purchasing, reactive Health management, preparing the pantry, preparing for quarantine, living with restrictions and living under a new normal.

Na semana em análise (semana 11), a OMS declarou a Covid-19 como pandemia e foi anunciado o encerramento de todas as escolas. Foi também nesta semana que o continente europeu se tornou o epicentro deste surto.

Portugal entra assim na terceira das seis etapas identificadas pela Nielsen – #3 Preparação da Despensa.

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Barómetro

Preparar a despesa foi uma preocupação transversal em todo o território

A preocupação com o armazenamento foi sentida, de forma global, em todo o território nacional, com fortes crescimentos em todos os distritos (entre 59% e 74%).

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De forma notória, assistimos a um crescimento no valor de vendas face ao período homólogo (para a semana 11) nos distritos de Bragança – que se destaca com +74% –, Santarém, Guarda, Setúbal, Lisboa, Leiria, Porto e Vila Real.

 

Barómetro

Crescimento em todas as tipologias de lojas

O crescimento verificado nesta semana de análise acontece em todas as tipologias de lojas: Hipers crescem 60%, Supers Grandes 75% e Supers Pequenos 57%, não havendo já nenhum que se destaque de forma tão evidente.

“Depois desta verdadeira corrida às lojas para prepararem a sua despensa, os portugueses passam para uma nova fase: a preparação para a vida em quarentena. Nessa nova etapa, a procura pelo online começa a ser cada vez mais evidente e poder-se-ão notar algumas diferenças nas tipologias de loja escolhidas. Será também interessante verificar o impacto que o anúncio do fecho de estabelecimentos comerciais poderá ter no retalho alimentar e nas decisões de compra dos consumidores portugueses”, comenta Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

About Nielsen:

 Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) is a global data measurement and analysis company that provides the most complete and reliable insight into consumers and markets around the world. Nielsen is divided into two business units. Nielsen Global Media, the truth indicator for media markets, provides the media and advertising industries with unbiased and reliable metrics that create a shared understanding of the industry necessary for markets to function. Nielsen Global Connect provides consumer goods brands and retailers with accurate, actionable information and insights and a complete view of a complex and changing marketplace that companies need to innovate and grow.

Our approach combines original Nielsen data and other sources of information to help global clients understand what is happening now, what will happen in the future and how to act on this knowledge.

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