Benchmarketing
Ser empreendedor não é só ter uma ideia. É aplicar essa ideia. Neste sentido, qualquer empreendedor deve perceber o que é e saber aplicar a técnica de Benchmarking.
Eficaz, esta técnica consiste na comparação de performances, ações e até organizações. O objetivo é superar os resultados já alcançados, melhorar produtos, serviços ou práticas.
Introduzido pela Xerox na década de 70, o Benchmarking é das técnicas mais utilizadas no mundo empresarial. A empresa norte-americana dedicava-se a desmontar os equipamentos dos concorrentes japoneses para perceber como é que estas empresas conseguiam vender os produtos a preços mais competitivos. A Ford, Kodak e a Johnson & Johnson são também exemplos de empresas que aplicam a técnica com sucesso.
Vantagens:
– Conhecimento mais aprofundado e claro do mercado;
– Melhoria de processos;
– Diminuição de erros;
– Poucos custos;
– Expansão do negócio;
– Identificar objetivos e prioridades;
– Introduzir novas formas de avaliação;
– Maior orientação para o cliente.
Desvantagens:
– Limitar-se a copiar sistemas;
– Excesso de concentração na concorrência;
– Falta de um processo de comparação rigoroso pode ser prejudicial para a própria empresa.