How to get a journalist's attention?
O estabelecimento de uma relação e a captação da atenção de um jornalista é um dos principais trunfos de qualquer profissional de comunicação. No entanto, e visto que os jornalistas cada vez têm menos tempo, esta tem sido uma missão difícil. No artigo de hoje, apresentamos algumas soluções em como chamar atenção de um jornalista:
- Trabalho de Pesquisa – Antes de estabelecer qualquer contacto, é importante fazer um pequeno trabalho de pesquisa e perceber quais os temas que o jornalista que está a contactar aborda habitualmente. O sucesso de determinada proposta passa, em grande parte, pela escolha do jornalista correto.
- Uma boa primeira impressão – A primeira impressão que temos de qualquer pessoa é decisiva. Os jornalistas não são exceção. Desta forma, no primeiro email que dirigimos a um jornalista devemos ter o cuidado de nos apresentarmos e sermos claros na abordagem que fazemos. A clareza e a objetividade são conceitos que devemos ter em mente
- Ouvir o feedback – Quando obtiver uma resposta a uma proposta editorial que tenha feito, esteja suscetível a uma possível sugestão que o próprio jornalista possa fazer. Se mostrar que está disponível a adaptar-se às necessidades do jornalista, vai aumentar as possibilidades de sucesso da sua proposta. O equilíbrio entre passar a mensagem que pretende e ir ao encontro do objetivo do jornalista é difícil de alcançar, mas não impossível.
- Manter o contacto – O contacto com os jornalistas nem sempre tem de ser sobre trabalho. Uma das formas de marcar a diferença e criar uma relação com um jornalista passa, por exemplo, pelo envio de uma mensagem através do facebook ou linkedin a elogiar um artigo em concreto. Não o deve fazer constantemente, mas, na medida e na forma certa, esta pode ser uma estratégia extremamente útil.
- Um passo à frente – Os jornalistas recebem centenas de propostas diariamente. Desta forma, a criação de uma relação com os mesmos é essencial. Adicionar jornalistas nas social networks e partilhar o seu trabalho é outra das formas de criar uma relação de maior proximidade. No entanto, é preciso algum cuidado para não ultrapassar determinadas barreiras.
Estas são apenas algumas estratégias que o podem ajudar a estabelecer uma relação com os media. No entanto, é extremamente importante adaptar as abordagens consoante o jornalista em causa. Se aplicar estas sugestões sem qualquer critério, dificilmente as mesmas irão funcionar.