u've got mail

Dec 2, 2021

How to get to unicorn

How to get to unicorn

How to get to unicorn

The empresas unicórnio são as que atingem uma valorização de 1.000 milhões de dólares sem estar em bolsa. Dada a sua raridade são chamadas unicórnio. O termo foi cunhado por Aileen Lee, a fundadora da Cowboy Ventures, em 2013 e são vários os fatores que levam a que passem de um sonho para uma start-up a funcionar.

Muito se questiona sobre como chegar a unicórnio ou se há fatores ou caraterísticas que permitam chegar a unicórnio. Elencar é arriscado, mas há vários envolvidos no sucesso ou fracasso de uma start-up que podem ser apontados como comuns:

  • Utilização das redes sociais opara reforçar a comunicação, conseguindo assim amplificar a sua mensagem e causar maior impacto no público-alvo. Com social media o investimento em segmentação é menor que, por exemplo, em televisão.
  • Desenvolvem uma estratégia comercial consumer centric. Ou seja, o cliente está sempre no centro do processo antes (desenvolvimento da ideia), durante (produção do bem ou serviço) e depois (pós-venda). A experiência de utilizador é fundamental, com a valorização cada vez mais intensa da experiência de compra ou utilização.
  • Uma expansão global e acelerada, uma vez que as start-ups com qualidade e ambição nascem com uma mentalidade global e seguem uma estratégia de se tornarem grandes da forma mais rápida possível. Apostar na internacionalização e ter um modelo escalável são elementos fundamentais para atingir ambos os objetivos.
  • São organizações multidisciplinares e multiculturais e a diversidade, a par da valorização do talento e da criatividade, faz parte do seu ADN. Nos seus quadros contam com perfis profissionais muito diferentes, sendo a diversidade uma de suas forças quando se trata de gerar ideias disruptivas.
  • A incerteza como parte da operação diária é outra das caraterísticas, dado que linha que separa o triunfo do fracasso é muito ténue. Este tipo de empresa aprende a lidar com constantes altos e baixos, desenvolvendo assim uma resiliência única.
  • Uma comunicação eficaz e impactante, capaz de transmitir as ideias mais cativantes de forma inspiradora, causado impacto e atraindo investimento.

Estas, e algumas outras caraterísticas específicas de cada uma delas, tornam estas empresas raras e difíceis de encontrar. São perto de um milhar em todo o mundo em áreas de negócio que vão dos transportes ao trabalho, passando pela exploração aeroespacial e os cigarros eletrónicos.

Count on us para saber mais!

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt