Em primeiro lugar, é necessário perceber o porquê de criar una estratégia de marketing de content. O objetivo principal de uma organização com fins lucrativos é vender, fidelizar e atrair novos clientes, o que significa que o seu conteúdo tem como objetivo final a venda. Para chegar à venda, é necessário tornar os visitantes em assinantes e por sua vez em clientes ativos.
Criar conteúdos interessantes ao leitor, vai gerir tráfego para o site da organização.
Quando soubermos qual o objetivo da estratégia de marketing de content e qual os públicos a que queremos atingir, temos de saber o que o público pretende ouvir. Não basta criar conteúdos e colocá-los nas redes sociais da empresa, eles têm de ser dinamizados. Uma boa forma de dinamizar conteúdos é partilhá-los em grupos estratégicos. Avalie em que grupos um determinado conteúdo pode gerar interesse, não partilhe só por partilhar. Bons conteúdos podem tornar-se virais por si só.
Criar conteúdos interessantes para o leitor ao longo do tempo pode transformá-lo num cliente.