Developing a Multichannel Strategy
Não há dúvidas que a forma como comunicamos tem vindo a mudar ao longo dos tempos. Aquilo que há uns anos era obrigatório numa campanha de marketing, por exemplo, hoje pode já não o ser, face a uma realidade em constante mudança.
É importante que as marcas e as empresas tenham consciência que, vivendo num mundo digital, existe uma fragmentação da atenção e escolhas dos consumidores. Com a quantidade de informação que lhes chega diariamente, uma dose extra de criatividade e inovação é o segredo para chamar a atenção dos mesmos.
Assim sendo, quando equacionamos uma estratégia de comunicação, esta deve ser multicanal, ou seja, ser pensada para todo o tipo de canais de divulgação, tanto os “tradicionais” como os “digitais”. Infelizmente, muitos profissionais de marketing ainda consideram os canais tradicionais como os jornais, a rádio e os outdoors como canais separados e distintos dos canais digitais. Mais nobres.
O segredo para uma campanha bem definida está em perceber a importância de cada canal, individualmente, e de que forma é que este se ajusta à nossa estratégia geral de comunicação, de forma integrada. Nem todas as campanhas exigem exclusividade do online ou vice-versa. O nosso papel, enquanto profissionais de marketing ou comunicação é combinar os canais que melhor se adaptam à campanha, para que seja possível atingirmos os nossos objetivos de comunicação.
Quando definimos os canais a utilizar, é crucial:
- Conhecer bem o nosso público, no sentido de perceber quais as plataformas que este está a utilizar e de que modo estes preferem interagir com as marcas
- Seja qual for o canal escolhido, a escolha deve contribuir para o objetivo geral da campanha, trabalhando em paralelo com os outros canais para fornecer uma mensagem consistente e unificada à mente do consumidor
- Create brand engagement de forma a obter uma interação real com os consumidores
- Embora a mensagem tenha de ser única e consistente, uma estratégia multicanal verdadeiramente bem-sucedida precisa de conteúdo especificamente adaptado para atender cada canal
A abordagem multicanal, numa estratégia de comunicação, permite o desenvolvimento de uma marca mais completa. Um anúncio num outdoor pode chamar a atenção dos consumidores num primeiro momento mas se juntarmos a presença online ou um momento de interação posterior podemos acrescentar informação e interação de forma a dar o passo que falta para que atingir os objetivos da campanha.
Count with us para o ajudar a desenvolver uma Estratégia Multicanal.