u've got mail

Feb 28, 2019

The Importance of Crisis Management

The Importance of Crisis Management

The Importance of Crisis Management

Numa situação de crise, seja ela de que tipologia for, existem opções que têm de ser tomadas. Por vezes, e sobretudo quando estamos a falar de um certo tipo de marcas ou organizações, existe a tentação de não se querer enfrentar a situação em causa.

Contudo, e embora as ações a serem colocadas em prática devam ser medidas e pensadas de uma forma bastante calculista, por vezes o silêncio pode ser bastante mais prejudicial para a reputação da marca ou organização do que reagir à polémica.

Neste tipo de casos, é importante ter em linha de conta alguns aspetos.

Em primeiro lugar, é extremamente importante definir com precisão o que se vai dizer. Uma das grandes preocupações deve ser o questionar das acusações em si e não o de atacar o outro lado da “barricada”. A demonstração de que a empresa se preocupa com os seus colaboradores e clientes é também importante.

Em segundo lugar, a escolha do porta-voz assume particular importância. A mensagem a passar pode até ser perfeita, mas, caso a pessoa escolhida para a tornar pública não seja a indicada, não terá grande efeito. O cargo que ocupa dentro da marca e a capacidade de comunicação da mesma devem ser aspetos a ter em conta.

Por último, e como comunicar também é a forma como o fazemos, os canais de comunicação que vamos utilizar para responder a uma situação de crise também são importantes. Nem sempre um comunicado de imprensa é o mais adequado, como nem sempre as redes sociais são o caminho mais apropriado.

O silêncio pode parecer a resposta mais segura a uma situação de crise, mas a verdade é que nem sempre é assim. A reputation de uma marca deve ser defendida, mesmo que isso possa implicar assumir responsabilidades por determinado ato. Desta forma, percebe-se a importância da Gestão de Crise.

NEWSLETTER

ENQUIRIES

+351 211 926 120
(national fixed network call cost)
letus@say-u.pt