What are the new desafios para as PME?
Os últimos anos foram marcados por uma significativa criação de emprego, pelo aumento do investimento, pelo equilíbrio orçamental das Administrações Públicas, em paralelo com um importante esforço de investimento na capacidade e nos profissionais dos serviços públicos e pelo saldo externo positivo.
Esta evolução ocorre a par de um importante esforço de desendividamento do Estado, das empresas e das famílias e num cenário de incerteza internacional que tem limitado o crescimento dos principais parceiros comerciais de Portugal, confirmando bases sólidas para o crescimento económico futuro.
As perspetivas económicas globais apontam os resultados do impacto da pandemia, da guerra na Ucrânia e da instabilidade económica, e os danos de longo-prazo que este contexto causou às perspetivas de crescimento: a recessão global mais profunda em décadas, investimentos mais reduzidos, uma erosão do capital humano e a fragmentação dos vínculos globais de comércio e abastecimento.
A competitive context
Este panorama colocou em evidência que o mundo em que vivemos atualmente pode ser descrito sob o acrónimo – VUCA(H), considerando aqueles que são os traços que melhor o caracterizam, nomeadamente: a volatilidade, a incerteza, a complexidade, a ambiguidade e, ainda, a hiperconectividade.
As empresas foram surpreendidas por um cenário que poucas, ou nenhumas, tinham equacionado nos seus planeamentos estratégicos. Este acontecimento obrigou as nações, os mercados, as organizações, as famílias e os indivíduos a, de uma forma inesperada e repentina, abrandar e repensar o seu propósito.
O impacto na definição de estratégia
As pequenas empresas precisam de se adaptar a um mercado em constante mudança. Para satisfazer as necessidades dos seus clientes e manter-se um passo à frente da concorrência, é fundamental monitorizar as tendências que afetam o seu negócio.
Muitas PME estão a estudar formas de proteger as suas operações contra o próximo período de turbulência. Isto envolve rumos possíveis diversificados, desde assegurar a integração de trabalho online, até ao recrutamento e retenção de colaboradores, ou ao investimento em soluções digitais e automação e à personalização da oferta. Mas envolve, igualmente, investir num modelo de Communication que responda de forma eficaz aos desafios da visibilidade, posicionamento e reputação.
A importância da Marca
O público procura hoje experiências e não apenas serviços ou produtos que cumpram a sua funcionalidade. O branding ajuda na definição da “promessa e na entrega de uma experiência”.
Uma Marca forte é uma Marca valiosa. Fideliza e cria vontade de recomendação. Um público fidelizado significa uma maior capacidade de alcançarmos a missão proposta.
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