Marcas que lutam por causas sociais
Nunca foi tão importante para as empresas marcarem uma posição nas questões sociais e ambientais. As empresas que assumem uma postura e dão vida a histórias ousadas sobre os problemas, valores e causas que mais importam para elas, têm uma poderosa oportunidade de fazer a diferença e, ao mesmo tempo, atrair clientes com a mesma opinião.
Apresentamos-lhe dois exemplos de marcas que lutam por causas sociais na perfeição:
Airbnb
Apenas nove dias depois de o Presidente Trump ter assinado uma ordem de fecho temporário das fronteiras do EUA aos refugiados, o Aribnb exibiu um anúncio em resposta direta à decisão, no famoso intervalo do Super Bowl.
O vídeo mostra diversos funcionários da empresa e tem como mote: “We believe no matter who you are, where you’re from, who you love or who you worship, we all belong. The world is more beautiful the more you accept. #WeAccept”. Junto com o vídeo, foi escrita uma carta e criado um microsite, onde a marca estabeleceu o objetivo de fornecer alojamento, de curto-prazo, a mais de 100 000 pessoas necessitadas, nos próximos cinco anos, começando pelos refugiados, sobreviventes de desastres naturais e trabalhadores humanitários.
A posição tomada pela empresa chamou a atenção de todos, não apenas pela declaração ousada mas por criar um forte apelo à ação para que sua comunidade participe e ajude.
Heineken
A marca de cervejas desenvolveu uma experiência social, onde dois estranhos trabalham em conjunto para completar várias tarefas manuais e, ao mesmo tempo, saber mais um sobre o outro. Depois de atingido um nível de à vontade e respeito, é-lhes revelado que cada um deles defende pontos de vista drasticamente opostos sobre os temas culturais / sociais mais polémicos da atualidade, como os direitos das pessoas transgénero, as mudanças climáticas e o feminismo.
Os participantes têm a opção de ficar e conversar a beber uma Heineken ou ir embora. Depois de momentos tensos todos decidem ficar e discutir as suas diferenças. O vídeo pretende mostrar a verdadeira capacidade de empatia e aceitação, mesmo quando somos muito diferentes.
O que esta campanha da Heineken tem que nos chamou a atenção é o facto de estarem a fazer uma promoção ao seu produto mas de forma muito soft. O produto está representado apenas como uma ponte para a comunicação entre as pessoas.
Na SayU Consulting apoiamos marcas que lutem por causas sociais!