Mercado B2B
Este ano o mercado B2B será marcado por diversas tendências, impulsionadas pela transformação digital, que acelerou nos últimos dois anos. Os processos e atividades operacionais estão a ser otimizados e há a construção de novos canais de vendas e de relacionamento com os stakeholders. Mais da metade das atividades económicas globais estarão digitalizadas em 2022 e a digitalização está a moldar o futuro dos negócios.
Uma delas é o fortalecimento da comunicação omnichannel em todas as indústrias e setores. Apesar de já ser muito utilizada pelas empresas que lidam diretamente com o consumidor final, a comunicação omnichannel é essencial no mercado B2B para a construção de um relacionamento sólido e ágil entre as empresas. Estar em múltiplos canais, tanto para vendas, quanto para atendimento, possibilita o desenvolvimento estratégico das operações, acompanhando a digitalização e as mudanças.
O e-commerce está em aceleração e em direção ao mobile. Várias empresas estão a concentrar os seus esforços em campanhas mobile em detrimento das campanhas em lojas físicas. Neste ambiente cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing e comunicação terão de se concentrar na criação de experiências convenientes para os clientes entre os diversos dispositivos, e também para os clientes além de os incentivar e reter.
A oferta de experiências de integração de eventos digitais e presenciais é uma tendência que vai muito além de apenas uma nova forma de aceder ou gerir eventos, enquanto a cibersegurança corporativa tem vindo a ser uma área de crescente investimento, quer em consciencialização quer em formação. 2022 promete também ser um ano de mudanças na partilha de dados entre os clientes e as marcas o que levará a que estas criem soluções financeiras e meios de pagamento adequados ao perfil de cada consumidor, com taxas e produtos mais vantajosos.
Outra tendência do ano é a ascensão do Chief Information Officer para posições cada vez mais estratégicas nas organizações, com a crescente relevância do setor tecnológico dentro das empresas, num ano em que as tendências de tecnologia para 2022 estarão focadas nos processos de transformação digital e segurança da informação. Também as políticas de diversidade, inclusão e sustentabilidade estarão nas agendas e a necessitar de estratégias de Marketing, Comunicação e Relações Públicas capazes de assegurar a diferenciação, notoriedade e elevação da reputação.