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May 22, 2019

Brand Crisis Situation - What to do? 

Brand Crisis Situation - What to do? 

Situação de Crise de Marca

Nenhuma empresa, por mais sólida, ética ou responsável que seja está livre de se ver envolvida numa situação de crise de marca. Com a facilidade e velocidade com que a informação é disseminada nos dias de hoje, nenhuma empresa pode ficar demasiado descontraída e desatenta quanto a esta questão.

Assim, o mais importante em situações de uma reputational crisis é estar preparado. Criar um manual de gestão de crise é imprescindível, pelo que devemos sempre começar por identificar todos os riscos a que a empresa pode estar sujeita, para pensar como resolvê-los de uma forma sensata, sem estarmos afetados pelo stress associado ao momento de crise.

Mas e quando nos deparamos com uma crise que já está a decorrer? Saiba quais os seis passos mais importantes para lidar com este tipo de situações:

Criar uma equipa de gestão de crise

A prioridade passa por reunir um conjunto de pessoas que possam ajudar a resolver a situação. Devemos designar os responsáveis por cada área na organização: gestão, departamento de comunicação, operacionais, áreas jurídica e financeira, etc.

Avaliar os prejuízos

Devemos tentar obter o máximo de informação possível sobre a situação de forma a descobrir exatamente a natureza e as dimensões dos danos causados ou potenciais.

Ser ágil, transparente e positivo

O importante é não ficar parado. Se a culpa da empresa é evidente, não devemos hesitar em assumi-la, ou não faltará alguém para o fazer. A única diferença é que seremos os primeiros a fazê-lo. É importante comprometermo-nos com a situação e demonstrar boa vontade, lidando com o problema desde o início. Acima de tudo, devemos tomar decisões racionais, baseadas em fatos, e listar as ações necessárias para resolver os problemas, sejam estes de que natureza forem.

Comunicar com o público

Ficar em silêncio não costuma ser a melhor solução a adotar. Pensar que o problema irá passar se não dissermos nada é o que nunca devemos fazer. Devemos ser honestos e transparentes para com o nosso público, criando canais de comunicação eficazes para o efeito. Seja através dos meios de comunicação ou das redes sociais, o importante é que os nossos públicos saibam a nossa versão e posição sobre a situação em causa.

Cumprir o prometido

Em situações de crise não basta prometer que vamos tomar medidas e resolver a situação. Nestes casos, as ações são mais importantes que as palavras, pelo que devemos sempre cumprir o que prometemos, ou pelo menos prometer aquilo que podemos cumprir.

Aprender com os erros

Depois de tomar todas as medidas possíveis, devemos ter calma e paciência. Ultrapassada ou acalmada a crise, devemos analisar o que foi feito, o que devia ter sido feito e que ações preventivas podem ser implementadas para que este tipo de situação não se repita.

Count with us para o ajudar a prevenir uma situação de crise.

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